O intercambio vai muito além de aprender outro idioma e viver outra cultura, o intercambio também acaba mudando muitos hábitos que tínhamos e também acrescenta tantos outros. A minha vida mudou bastante desde que embarquei no meu, mas essas mudancas abaixo foram as mais significativas pra mim como pessoa.
Cozinhar
Cozinhar, o que é isso? Eu me virava com pao, porcarias e salgadinhos, mas nao cozinhava um punhadinho de arroz e fritava um bife. Sim, vergonhoso. Hoje eu, além de cozinhar tudo que como, me divirto e aprecio cozinhar.
Lavar
Antes de morar na Irlanda eu NUNCA tinha lavado roupa na vida. Nunca, nunquinha. Nem na máquina de lavar que era só colocar a roupa e estender depois. Aqui eu lavo e até passo quando precisa.
Me preocupar com o aluguel e contas
Essa coisa de pagar contas de casa e aluguel muda as nossas prioridades. Ficar no vermelho agora ou deixar de pagar alguma coisa é algo totalmente fora de cogitacao, coisa que antes nao era.
Pensar antes de gastar
Devido ao fato de ter que pagar as contas, aluguel e fazer mercado, gastar no impulso e nao pensar antes de gastar nao rola mais. Continuo gastando, mas sempre olhando o saldo e pensando no dia de amanha.
Comprar baseado no preco
Sempre “briguei” com minha mae porque ela sempre comprava o mais barato ao invés do da marca super boa. Agora eu aprendi que o mais barato é tao bom quando o da marca super boa e que uma cestinha cheia de mais barato pode custar 2 vezes menos do que a mesma cheio do marca boa.
Andar de bicicleta
Acho que a última vez que andei de bicileta no Brasil eu tinha uns 16 anos e andei pra me divertir, nao pra me locomover. Aqui a bike é meu meio de transporte e, além de me divertir, eu me exercito e sou green!
Caminhar no parque
Lá em Bauru, tirando o bosque e a Getúlio Vargas, nao tem muitos lugares bonitos pra caminhar e relaxar. Aqui em Sligo eu tenho o Doorly Park, que eu sempre vou pra caminhar e em Dublin tinha um parque em cada bairro, o que torna a vida no parque bem mais fácil.
Comer saudavel
Cozinhando pra mim e fazendo meu proprio supermercado eu posso a) comprar só porcaria e b) me reeducar na alimentacao. Eu escolhi o B. Claro, compro porcaria, mas compro muita coisa saudável também. Nao faco frituras, nao como gordura, como pouca carne vermelha, como muito legumes e verduras, tomo muito iogurte e nao compro refrigerante.
Quando li o tópico “comprar baseado” levei um susto! hahahha, ainda bem que a frase não acabava aí!
eu também faço muitas dessas coisas que você citou – lavar, cozinhar e preocupar com contas eu meio que já fazia, mas de resto, quase tudo igual. Intercâmbio não é só inglês, né não? Adorei esse post, posso copiar um dia?
HAHAHAH! Claro que pode copiar!
Achei que tivesse sido a única a entender mal de primeira a frase “comprar baseado”… hahaha…
Ain, saudade de lavar roupa, cozinhar e tudo mais que a indepedência tra zno pacote! ^^
Dá saudade?
Pior que dá, sim. Não estou zoando.
São coisas que só melhora sua vida! Ninguém morre por ter que lavar roupa ou cozinhar neh!
Sim, nao vejo necessidade alguma de ter alguem fazendo isso pra mim mais.
Coisas que a gente aprende na marra, né? Passei por isso…. heheheh
Sim, tem que aprender, se nao, nao come, nao veste, nao anda limpo..