Juntar dinheiro é missão impossível?

Juntar dinheiro é uma tarefa difícil. Muito difícil. Eu costumava dizer que só juntaria dinheiro caso o banco me mandasse um boleto mensal – e me cobrasse juros caso eu atrasasse – com o valor certinho que eu deveria “pagar”. Aqui na Irlanda essa tarefa de juntar dinheiro ficou ainda mais difícil do que era no Brasil. É eu ter uma graninha na conta que a) quero viajar b) quero gastar com bobeira e c) envio lá-naquele-lugar-onde-não-bate-sol.

Conversando com uns amigos, me falaram do Credit Union, que é tipo uma cooperativa de crédito independente irlandesa. Funciona mais ou menos assim: quando você abre a conta lá e deposita dinheiro, você aumenta o valor total da cooperativa, que também pode emprestar seu dinheiro pra alguém que pedir. Os empréstimos são com juros bem baixos, mas que mesmo assim fazem a bola de neve aumentar e o poder da cooperativa crescer.

Eu quase abri a conta no Credit Union, mas acabei optando por não abrir pois achei o sistema meio ‘arcaico’ (ao menos o de Sligo). Não tem cartão, nem nada online, é apenas uma cadernetinha e o depósito é feito em mãos.

Esses dias pesquisando o assunto na internet, vi que o Bank Of Ireland, meu banco aqui, tem umas opções de “saving accounts” (conta poupança) até que bem parecidas com o Credit Union e resolvi investigar.

O processo era tão simples que eu acabei abrindo uma pela internet mesmo. Apenas loguei no meu internet banking, solicitei a abertura de uma “saving account”, preenchi alguns dados e já fui levado à uma página para preencher a data de depósito e o valor a ser depositado.

De agora em diante, todo dia 06 do mês eu irei depositar o valor X na minha conta poupança. Vai sair automaticamente da minha conta corrente pra minha conta poupança.

Até então é bem simples, né? O mais legal disso tudo é que essa conta poupança não tem cartão, não tem débito e o único jeito de tirar dinheiro dela é solicitando a retirada ao banco com TRINTA DIAS de antecedência, ou seja, usar a poupança no impulso NUNCA MAIS.

Além do valor que será debitado automaticamente, ainda é possível realizar outros depósitos e incrementar ainda mais a poupança, mas os depósitos só podem ser feitos no banco ou pelo meu internet banking.

Resumindo, vou ficar RYCA!

Ps: Fica a dica pra você futuro intercambista na Irlanda, quando começar a trabalhar e quiser seguir dinheiro, já faz logo um negócio assim que aí não tem erro!

Anúncios

13 comentários sobre “Juntar dinheiro é missão impossível?

    • Sim, sim! E mesmo aqui! É normal ver a galera sofrendo na hora de renovar e tm gente que tem que voltar pra casa pq nao conseguiu juntar…se deixar, a gente gasta o dinheiro muito facilmente!

      • Então Rick…

        Volto entre dezembro e janeiro, só não sei se na volta vou fazer um mochilão pela Europa ou América do Sul.

        Volto fico 1 ano no Brasa e parto de novo… Só não sei exatamente se volto pra Oz ou NZ.

        Já estou com tudo planejado em mente, desde cursos que vou fazer no Brasil até como viabilizar a volta…. Preciso terminar meu último ano na veterinária e voltar… Só espero que passe rápido e que eu não entre em depressão… hahahahaha

        hugs!

      • HAHHAHAH! Eu tenho uma planilha no Excel com meus planos mirabolants para os proximos meses!

        Pq a gente faz isso, hein?

        Saudades!

  1. Eu to nesses planos de abrir poupança desde que cheguei!
    Muito bem Rick, fique RYCA sim!!
    Eu vou ver se tomo vergonha e abro uma ate o final do ano.
    Mas eu não gostei desse negocio de so sacar com 30 dias de antecedencia, ja pensou aparece uma emergencia? Credo.

  2. Rick, to querendo abrir uma poupança tb, só queria tirar uma duvida, como fica se por acaso em um mes eu nao quiser poupar, ou nao puder… Mas no mes seguinte eu quiser colocar o dobro… É possivel?

    Tks!!

    • Oi Ana. Entao, tem varios tipos de conta…a que abri nao pode, pq é débito automático todo mes.mas vc pode abrir uma q nao precisa ou pedir um débito baixo q vc pode depositar todo mes e se precisar depositar mais, vc só transfere.

      Espero ter ajudado!
      Abraco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s