O 3º dia da minha aventura pela costa norte-oeste foi em Derry~Londonderry, na Irlanda do Norte. Derry é a segunda maior cidade da Irlanda do Norte, com pouco mais de 100 mil habitantes e é também uma das cidades mais importantes da história das duas Irlandas.
Foi em Derry que, em 1972, soldados britânicos abriram fogo contra militantes do IRA, partido que pregava a independência da Irlanda do Reino Unido, matando 31 irlandeses. O fato chocou o país, já que a Guerra Civil já havia acabado há muitos anos e não havia motivos para os soldados britânicos abrirem fogo contra os protestantes.
A música “Sunday Blood Sunday” do U2 é sobre esse dia.
.
Derry também é a única cidade da Irlanda e uma das únicas da Europa que preserva 100% dos muros que cercavam a cidade na era medieval. Sabe aqueles muros que a gente vê em Game Of Thrones, que cercam toda a cidade e abrem-se os portões, usam os canhões, arqueiros e etc? Em Derry ainda tem e dá pra ver e caminhar neles. É sensacional!

Bem perto do muro fica outro muro, o da liberdade. É nele que os famosos dizeres “you are now entering free Derry” (agora você está entrando na Derry liberta) estão escritos. Por ali também ficam os famosos murais sobre a guerra e também o monumento ao Sunday Blood Sunday, que falei acima.

Por conta desses conflitos do passado, Derry~Londonderry carrega (va) um peso e esse é um dos motivos da mudança de nome da cidade.
Derry sempre chamou Derry, mas de uns tempos pra cá a chamada passou a ser chamada também de Londonderry. A ideia veio, claro, do governo britânico e busca revitalizar o nome da cidade e reposicioná-la, além também de apagar as coisas do passado.

Um dos grandes avanços no nome Londonderry, foi a escolha da cidade para ser a “Cidade Cultura do Reino Unido” no ano passado. Todo ano o governo britânico elege uma de suas cidades para ser a “Cidade Cultura” e foca toda a atividade de turismo para essa cidade. Pela primeira vez desde que o projeto existe, uma cidade da Irlanda do Norte foi escolhida.
O nome Londonderry ainda não pegou, mas já dizem por aí que Derry é pra republicano e Londonderry pra britânico. Até que faz sentido.
Derry tem outras coisas legais também, como o Guildhall, que é uma igreja super linda no centro da cidade e o cartão postal mais bonito de Derry, a “The Peace Brigde”, que dança sob o rio.

Particularmente, eu não esperava muito de Derry e fui positivamente surpreendido. E só pra não esquecer, fiquei hospedado no Derry Independant Hostel, que fica pertinho da ponte e jantei no “The Ice Wharf”, que tem promoção de burguer + fritas + qualquer pint por 5,20 libras!
Humpf, era pra gente ter ido junto, né? Abafando essa parte, fiquei interessada pela cidade! Parece de fato muito bacana, mais do que eu achava! Quero muito ir quando for pro Giant’s! É pertinho?
Derry é fascinante! Vá!!