Uma aventura pela Costa Oeste da Irlanda – Derry~Londonderry

O 3º dia da minha aventura pela costa norte-oeste foi em Derry~Londonderry, na Irlanda do Norte. Derry é a segunda maior cidade da Irlanda do Norte, com pouco mais de 100 mil habitantes e é também uma das cidades mais importantes da história das duas Irlandas.

Foi em Derry que, em 1972, soldados britânicos abriram fogo contra militantes do IRA, partido que pregava a independência da Irlanda do Reino Unido, matando 31 irlandeses. O fato chocou o país, já que a Guerra Civil já havia acabado há muitos anos e não havia motivos para os soldados britânicos abrirem fogo contra os protestantes.

A música “Sunday Blood Sunday” do U2 é sobre esse dia.


.
Derry também é a única cidade da Irlanda e uma das únicas da Europa que preserva 100% dos muros que cercavam a cidade na era medieval. Sabe aqueles muros que a gente vê em Game Of Thrones, que cercam toda a cidade e abrem-se os portões, usam os canhões, arqueiros e etc? Em Derry ainda tem e dá pra ver e caminhar neles. É sensacional!

Muro de Derry
Muro de Derry

Bem perto do muro fica outro muro, o da liberdade. É nele que os famosos dizeres “you are now entering free Derry” (agora você está entrando na Derry liberta) estão escritos. Por ali também ficam os famosos murais sobre a guerra e também o monumento ao Sunday Blood Sunday, que falei acima.

Free Derry
Free Derry

Por conta desses conflitos do passado, Derry~Londonderry carrega (va) um peso e esse é um dos motivos da mudança de nome da cidade.

Derry sempre chamou Derry, mas de uns tempos pra cá a chamada passou a ser chamada também de Londonderry. A ideia veio, claro, do governo britânico e busca revitalizar o nome da cidade e reposicioná-la, além também de apagar as coisas do passado.

Blood Sunday Memorial
Blood Sunday Memorial

Um dos grandes avanços no nome Londonderry, foi a escolha da cidade para ser a “Cidade Cultura do Reino Unido” no ano passado. Todo ano o governo britânico elege uma de suas cidades para ser a “Cidade Cultura” e foca toda a atividade de turismo para essa cidade. Pela primeira vez desde que o projeto existe, uma cidade da Irlanda do Norte foi escolhida.

O nome Londonderry ainda não pegou, mas já dizem por aí que Derry é pra republicano e Londonderry pra britânico. Até que faz sentido.

Derry tem outras coisas legais também, como o Guildhall, que é uma igreja super linda no centro da cidade e o cartão postal mais bonito de Derry, a “The Peace Brigde”, que dança sob o rio.

The Peace Bridge
The Peace Bridge

Particularmente, eu não esperava muito de Derry e fui positivamente surpreendido. E só pra não esquecer, fiquei hospedado no Derry Independant Hostel, que fica pertinho da ponte e jantei no “The Ice Wharf”, que tem promoção de burguer + fritas + qualquer pint por 5,20 libras!

Anúncios

3 comentários sobre “Uma aventura pela Costa Oeste da Irlanda – Derry~Londonderry

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s