Licença de TV

Esse post poderia ilustrar um dos tópicos do “O lado ruim da Irlanda“, porque esse negócio de licença de TV é de matar!

Aqui na Irlanda, além de pagar pelo seu lindo aparelho de TV de 500 milhões de polegadas, LED, LCD, fazedor de pipoca e etc, você também tem que pagar uma licença de uso do aparelho. Isso mesmo, uma licença de uso. Você paga o aparelho, paga a mensalidade da TV a cabo E AINDA TEM QUE PAGAR uma taxa de uso.

Se você tem mais de uma TV em casa, a sua taxa é maior, claro.

TV

A taxa para o ano de 2014 é de ~apenas~ 150 euros e é paga assim, na lata. Não tem parcela, não tem choro, não tem vela. Tem que pagar. Caso você tenha TV e não tenha pago a sua licença de uso, um dos fiscais de TV podem bater na porta da sua pra inspecionar e se encontrarem uma única TV sem licença, eles podem te dar uma bela multa de algumas centenas de euros.

Eu sempre soube dessa licença de uso, mas eu imagina que a licença de uso tinha alguma coisa a ver com o sinal que a TV recebe e, mesmo não concordando, entendo cobrarem. Aqui em casa a gente tem uma TV, mas não temos o sinal dela, então ela fica lá na sala, paradinha. Dias atrás descobri que ela tem entrada USB e desde então, vira e mexe assistimos filme nela.

Um dia a minha housemate irlandesa nos viu vendo filme e depois da sessão finalizada, explicou essa história pra gente. A taxa é cobrada pelo aparelho em si, não pelo sinal. O simples fato de ter uma TV em casa lhes dá o direito de cobrar essa taxa.

Se você que me lê é intercambista e tem TV na sua casa, informe-se com seu landlord a respeito da licença, porque se a TV não tiver licença, você (teoricamente) não pode utilizar.

Uma dica? O fiscal de TV sempre aparece entre 17h e 20h da noite (segundo minha housemate), a hora que está todo mundo em casa. Se alguém bater na sua casa nesse horário e você não estiver esperando ninguém, ESCONDA A TV!

Anúncios

4 comentários sobre “Licença de TV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s