Saint Patrick’s Day em Sligo

Prometi no outro post que voltaria pra contar como foi a comemoração de Saint Patrick’s Day aqui em Sligo e cá estou.

Sligo x Dublin
Não tem comparação a festa de Dublin com a festa de Sligo. Em Dublin o Saint Patrick’s Day não se resume a apenas uma dia, mas sim a uma semana toda de eventos.

Acontecem shows, workshops, fun fairs em vários lugares diferentes da cidade e a parada que acontece na O’Connel é o ápice de tudo. Aqui em Sligo nós tivemos apenas a parada no dia 17 e nada mais. Nada de eventos promovidos pela cidade no fim de semana que antecedeu a parada, o que rolou foi na noite e promovido pelos próprios pubs.

Saint Patrick's Day Sligo

A parada
A parada de Sligo não tem um tema específico e qualquer um pode participar, é só procurar o “Tourism Office” e cadastrar o grupo. Legal porque a galera se empolga com o tema, usa toda a criatividade e faz valer a fama de que o Saint Patrick é o carnaval da Irlanda. Ruim porque muita gente usa pra se promover, promover empresa e boa parte do desfile foi feita de caminhões/carros/tratores de fazendeiros da região apenas buzinando.

Teve até um caminhão ENORME do posto Topaz fazendo apenas aquele barulho insuportável de ar.

As crianças
A festa é pra elas! Todas estavam bem caracterizadas de verde, cheio de trevos, brilhos e acessórios legais. Foi super fofo ver a cara de encanto delas ao ver o desfile! Em Dublin, no ano passado, eu vi crianças, mas em Sligo eu vi bem mais e elas estavam mais soltas.

É local
Em Sligo a galera que estava vendo a parada acenava toda hora pra galera que estava desfilando. Isso dá um senso de comunidade muito maior pra coisa. É meio amador, mas ali na hora ninguém se importa e isso dá um charme todo especial.

Pós-parada
A parada começou lá pro 12h na segunda e durou aproximadamente 1 hora, talvez 1 hora e meia. Depois que a parada acabou as pessoas apenas se dispersaram e a) foram embora pra casa ou b) foram pros pubs. Não teve absolutamente nada depois! Senti falta de um palco com músicos, talvez uma fun fair e de mais coisas na rua.

Os blocos
Teve muito bloco interessante em Sligo que me arrancaram boas risadas!
– Bloco de piratas que parecia ser formado por uma família e que tinha até uma serei capturada;
– Bloco medieval com guerreiros celtas, vikings e até uma feiticeira ~drag queen~;
– Trator família Buscape;
– Bloco de cobras com cartazes do tipo “queremos nossa ilha de volta”, “queremos voltar pra casa” (brincando com o fato de Saint Patrick tê-las expulso da Irlanda);
– Caminhão palco com dançarinas dançando uma coreografia super legal de “Happy”, promovendo a campanha em prol de um garoto de 8 anos de Sligo que tem um tipo raro de câncer (essa partiu o coração);
– Bloco dos escoceses;
– Bloco das crianças indianas encenando um casamento indiano;
– Bloco do grupo de pessoas das Filipinas que mora em Sligo;

Enfim, teve muito bloco legal! Deixo algumas fotos aí pra vocês verem, mas todas elas podem ser vistas aqui.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

3 comentários sobre “Saint Patrick’s Day em Sligo

  1. Ahhhhhhhhhhhh, mas eu adorei isso, mas eu adorei muito!!!!! Gente, esse senso de comunidade é bem bacana, né? Quem sabe ano que vem você não faz um bloquinho brasileiro? risos – brincadeira!

    O bloco das cobras foi sensacional! ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s