Como reconhecer o diploma brasileiro na Irlanda

UPDATE: O QQI não oferece mais o serviço de reconhecimento do diploma, pois desde meados de 2014 o processo não é mais necessário. Agora tudo que você précisa fazer é só checar o seu tipo de gradução nesse link e se inscrever para o curso que você quiser. As faculdades também tem acesso ao documento e automaticamente reconhecem o que o QQI diz.

Quando eu saí do Brasil eu já tinha um embriãozinho do bichinho “quero fazer pós na Irlanda” plantado e já saí do país com meu diploma traduzido pro inglês. Essa tradução foi feita por uma tradutora juramentada da minha cidade e não me custou barato, mas pelo menos já cheguei aqui com minha gradução “valendo”.

“Valendo” entre aspas, porque pra valer mesmo ela precisava ser reconhecida pelo órgão responsável pela regulamentação de profissões e reconhecimento de graduações internacionais, que aqui na Irlanda é feito pelo “QQI – Qualifications Recognition of Ireland“.

Esse órgão facilita a vida da galera e disponibiliza no site uma lista de vários países e as possíveis conversões de graduação. O diploma brasileiro de graduação (bacherelado e licenciatura) é reconhecido como Level 8 na Irlanda, que é a Honours Bachelor’s Degree.

Como o site tem essa lista disponível, algumas empresas não exigem a regulamentação oficial, pois já sabem que a nossa graduação é igual a graduação daqui. Algumas empresas até aceitam diplomas sem tradução pro inglês.

Mas se você quer continuar os estudos na universidade, a regulamentação é imprescindível.

Ela não tem custo algum e pra conseguí-la é bem simples, você precisa ter em mãos seu diploma original + tradução juramentada, grade de matérias cursadas original + tradução e o formulário de aplicação devidamente preenchido.

Como eu não tinha a grade de matérias, muito menos sua tradução, tive que pedir pra minha mãe pegar na faculdade, mandar traduzir e mandar pra cá.

O que by-the-way levou uma vida.

Como todos os documentos em mãos, é hora de ir atrás da “certified copy” exigida pra aplicação. Essa “certified copy” é como a “cópia autenticada” do Brasil, mas muito mais simples e muito mais barato. Pra tirar uma é só levar o original e a cópia na GARDA mais próxima e pedir pra eles. Eles vão perguntar o porque, você explica, daí eles pemde pra escrever uma frase atrás do tipo “eu reconheço que essa é uma cópia da original”, você escreve, assina e eles carimbam.

Pimba, você tem a “certified copy” que eles exigem.

O próximo passo é botar todos os documentos em um envelope, endereçar pro órgão e despachar. Eles mandam um e-mail assim que recebem os documentos dizendo que o processo pode levar até 12 semanas. Por sorte ou presente de Papai Noel, a minha foi reconhecida 4 dias úteis depois de enviada!

Agora a minha graduação vale de verdade e eu já tenho tudo pra aplicar pro masters!

Anúncios

62 comentários sobre “Como reconhecer o diploma brasileiro na Irlanda

  1. Oi Rick

    Parabéns pelo site. Eu sou bibliotecária, sabe me dizer se essa profissão é reconhecida na Irlanda? Se com a tradução juramentada feita no Brasil eu posso exercer a profissão aí?
    Obrigada.

  2. Olá Rick, pesquisando sobre validação de diploma, descobri seu blog! Em novembro, estarei indo para Irlanda, intercâmbio de 8 meses para estudar inglês, porém além do inglês, pretendo fazer meu mestrado e doutorado, se for possível… Li em outros comentários que você é da área de humanas, eu sou farmacêutica, o processo de validação ainda é o mesmo? O que eu vou precisar, além dos documentos que você já citou?

    1. Oi Iriamar, explico logo no primeiro paragrafo do texto, nao existe mais o servico de regulamentacao de diploma. Tudo que vc precisa fazer e traducao juramentada no Brasil. Isso pra se inscrever em cursos e etc… em relacao a exercer a profissao no pais com o diploma brasileiro…nao sei como funciona para a area de saude.

    2. Olá, Iriamar! Também sou farmacêutica e estou com a mesma dúvida que vc. Já sabe como fazer para poder exercer a profissão?

      Rick, é necessário a legalização consular do diploma? Li alguns lugares falando disso, mas tem mta coisa divergente ainda na internet com relação a isso na Irlanda.

      Obrigada

  3. Boa tarde Rick,
    Mto esclarecedor seu artigo, parabens!

    Cara minha duvida é simples…sou bacharel em ADM e Pós graduado em Comercio Exterior.
    Se eu tentar validar o diploma de Pos graduação (level 9) eles pedem a validação do da Graduação tambem?

    é necessario validar os 2 diplomas ou apenas 1 ?

    grato
    felipe

  4. Para consegui o “certified copy” você disse que é para levar o original e a cópia na GARDA mais próxima, então no caso eu levo para eles os documentos em português?

  5. Rick, TD bem?
    A cópia juramentada necessita de algum carimbo ou assinatura da faculdade? A minha faliu e eu não sei como vc fazer isso. Mas eu tenho meu diploma e o historico.

    Obrigada

  6. Olá Rick,

    Ouvi dizer que para fazer uma pós graduação na Irlanda é necessário ter feito o IELTS ou o TOEFL, mesmo com todos os documentos citados acima estando ok. Sabe algo sobre esse informação?
    desde já obrigada
    Fernanda

  7. Olá Rick, eu sou dentista formada há mais de 5 anos e gostaria de saber se depois de ter meu diploma reconhecido eu preciso fazer algum tipo de prova pra validá-lo, pois temos órgãos regulamentadores da profissão aqui no Brasil e aí TB. Será q só o diploma validado já é o suficiente pra exercer a profissão aí?? Outra coisa, estou terminando minha pós/ especialização em implantodontia, essa pós conta como pontos naquela escala de graduação q eles tem ou só mestrado e doutorado??obrigada!!

    1. Olá, Mona. Logo no primeiro parágrafo do texto voce poderia ter tirado a sua dúvida.

      “UPDATE: O QQI não oferece mais o serviço de reconhecimento do diploma, pois desde meados de 2014 o processo não é mais necessário. Agora tudo que você précisa fazer é só checar o seu tipo de gradução nesse link e se inscrever para o curso que você quiser. As faculdades também tem acesso ao documento e automaticamente reconhecem o que o QQI diz.”

      Link: http://qsearch.qqi.ie/WebPart/Search?searchtype=recognitions

      Espero ter ajudado.

  8. Boa Tarde Rick

    Minha dúvida é:
    “O próximo passo é botar todos os documentos em um envelope, endereçar pro órgão e despachar.”
    Precisa colocar o diploma original nossa nesse envelope? Ou uma cópia autenticada aqui do Brasil vale?

    Sou Bacharel em Administração. É o mesmo processo que você passou?

    Obrigada!!!!

  9. Caro Rick,
    Você tem alguma informação referente a engenharia elétrica (validação de diploma e mercado de trabalho)? Tenho graduação, mestrado e 16 anos de experiência aqui no Brasil.
    Grato.
    Rodson.

  10. Oi Rick!
    Tenho algumas dúvidas sobre isso e talvez você possa me ajudar. ^_^
    1. Sou formada em Pedagogia, com pós graduação em Psicopedagogia. Gostaria de saber como faço para reconhecer meus diplomas. Pois desejo ir para a Irlanda e trabalhar em creches e vi que para esses empregos exige-se FETAC level 5 no mínimo.
    2. Estou terminando minha segunda graduação em Psicologia. E queria saber como faço para reconhecer esse diploma também e se poderia atuar como psicóloga clínica na Irlanda.
    Já procurei em todo lugar sobre essas questões e está super difícil encontrar alguém que sane minhas dúvidas.
    Espero que consiga com você. Desde já muito obrigada pela ajuda e parabéns pelo excelente Blog!

    1. Oi Lily, obrigado pelo comentário no blog e que bom que voce gosta dele! Fico muito grato, de coracao. Mas nao posso te ajudar com sua pergunta…a minha área na Irlanda é considerada ‘artes’ e o processo de legalizacao da minha profissao é totalmente diferente da sua, que é mais relacionada a saúde (psicologia lá é saúde). Pedagogia, acredito eu que seja relacionado como artes. Te indico mandar email pra esse órgao que eu cito no post e perguntar diretamente, eles saberao te ajudar. Ou ainda encontrar na Irlanda unis que tenham seu curso e ver o que eles dizem. Abracos!

  11. Olá boa tarde, estou terminando o curso de medicina e gostaria de saber se você tem informações sobre a validação do diploma médico no Reino Unido.
    Obrigada pelas informações

  12. Rick tire-me uma dúvida, estou me graduando em direito ( Humanas) e gostaria de saber se eu posso validar meu diploma ai na irlanda como você fez com o seu…?
    Se sim , sabe quanto custa uma pos ai em humanas voltada para o direito ?
    Obrigado desde já!

    1. Oi, Rafael…entao cara…a graduacao automatica é pra cursos da area de humanas/sociais mas exclui direito, assistencia social e outros…pq a legislacao muda de pais pra pais, ne? Tudo que vc aprendeu no seu curso diz respeito ao Brasil e nao a Irlanda…logo nao vale aqui. Conheco gente que por amor a profissao optou por cursar tudo de novo aqui…mas infelizmente validacao nao da. = (

      1. Que pena não… Mas tudo bem a vida continua , vou optar por fazer apenas curso de ingles por ai e um mestrado na frança ou alemanha la eles aceitam, mas valew mesmo assim Rick!

        1. AH achei que sua pergunta fosse em relacao ao trabalho.. pra curso superior pode ser que aceite…dai depende .. tem que contatar a faculdade q oferece o curso q vc quer e ver.

          1. è eu vo ver direito oque vou fazer to com alguns euros guardados para investir na minha viagem, vou esperar minha graduçao acabar ai vejo se vou para alemanha mesmo ou para irlanda os dois oferecem visto para trabalho mas acho a irlanda muito atraente…. se for provavelmente nao volto mais rs…
            Vc foi para irlanda com o programa de 6 meses de estudo + ferias ?

  13. Olá, Rick! Eu sou formada em odontologia e queria saber se posso exercer minha profissão na Irlanda. Penso mais precisamente em Dublin ou Galway. Eu tenho união estável e uma filhinha de 3 meses.

  14. Oi Rick,

    Obrigada pelo post, gostaria somente de confirmar o documento (que eu supostamente deveria baixar pelo site) como é isso? É o formulário chamado “Application form for Advice on the
    Academic Recognition of a Foreign Qualification” com 3 pgs? Obrigada

  15. Oi Rick. Moro em Portugal, tenho Título de Residência Permanente. O processo de cidadania está em andamento. Trabalho em Lisboa como dentista.
    Sou formado no Brasil, mas tenho também a carteira da Ordem Médicos Dentistas portuguesa.
    Sendo assim, sabe de clínicas privadas onde eu poderia ir me apresentar aí na Irlanda? Pode me dar algum contato?
    Um abraço e muito obrigado em nome de todos que você ajuda.

    1. Oi Alvar…não sei muito a respeito da sua área aqui, mas sei que dentista na Irlanda (Europa no geral) não é tão requisito quanto no Brasil….MAS isso tá mudando e já tem algumas clinicas espalhadas por ai e o acesso tá começando a ficar mis barato… um mercado bom pra entrar. Mas pra area de saude tem que converter o diploma, fazer umas materias extras, ser testado no ingles e algumas oitras coisas..nao sei muito bem, mas esse site explica.
      http://www.qqi.ie/Pages/Recognition-of-Foreign-Qualifications-.aspx
      Boa sorte!

  16. Rick tudo bem?
    Pelo que vi em seu texto, vi que vc conseguiu tudo certinho. Porém queria saber se vc ao INVÉS de fazer uma PÓS, teria a possibilidade de já poder trabalhar de forma legalmente. Pq é o que penso em fazer. Sou formado em odontologia e queria já ir para trabalhar… Tenho paixão enorme por esse País.

    1. Oi Pedro.. então, eu consegui tudo e também trabalho na área…trabalho na área desde o começo. Não sei como funciona pra odontologia, pq aqui na Irlanda odonto faz parte da grade de medicina e não é o mesmo processo pra reconhecer diploma…isso que passei foi em relação à cursos de humanas.

      Abraço

  17. Olá!
    Espero que alguém leia minha mensagem rs.
    Mudou alguma coisa deste post pra hoje? Reviro os sites oficiais e não encontro como fazer a application. Eles explicam tudo sobre as qualifications e talz mas o mais importante eu não acho.
    Obrigado a quem puder me ajudar!

    1. Oie! Claro que alguem vai ler, oxi. Entao cara, nao sei se mudou…parece que saiu do ar mesmo…mas nao sei se mudar? Eu te aconselharia a traduzir os docs e quando tiver na irlanda, ligar no orgao responsavel e tirar a duvida.

  18. Rick, boa tarde! essa grade de disciplinas cursadas é o histórico, que a universidade nos fornece após a conclusão do curso? ou pode ser uma listagem puxada na internet? Se for o histórico, fica bastante caro p traduzir, devido ao número de caracteres, mas vale a pena. Abçs

    1. Oi, Jane.. Desculpa a demora em responder, espero não estar tão atrasdo em responder a sua dpuvida… A grade tem que ser a fornecida pela facudade, com as suas otas e tudo mais.. a da internet nao conta nao.. acaba saidno mais caro do que o diploma,mas compensa..

      meu diploma ficou em 230, minha grande em 340

  19. Boa noite Rick. Sou enfermeira, penso em ir para irlanda fazer intercâmbio e tentar atuar a minha área. É necessário já ir com o diploma reconhecido ou posso fazer isso lá? O que seria mais fácil? Sendo que ainda terei que reconhecer a minha profissão na categoria. Desde já grata!

    1. Oi, Luciana. Olha, sinceramente eu nao sei como funciona no seu caso, porque seu diploma é da área da saúde e como vc mesma disse, voce precisa reconhecer a profissao na Irlanda.

      Voce sabe os passos pra reconhecer?

      A minha profissao é considerada “Arts & Humanities” aqui, entao é só traduzir e mandar por orgao que citei no texto. Já o seu, acreedito que vá mais além e que, talvez voce ate precise fazer algum tipo de curso complementar para atuar.

      Digo isso pq tenho uma amiga espanhola que é fisioterapeuta. Ele trabalhava em uma clinica aqui, mas como assistente, ja que pra ser fisio ela precisa qualificar. Pra qualificar, o gov estava pedindo mais 600 horas de trabalho na área. Ela tinha só 150, que é o que se pede na Espanha.

      No momento, ele ta na Franca fazendo as horas (pq ela aceita o espanhol).

      Eu te indicaria traduzir seu diploma pro ingles e aqui, procurar o orgao diretamente e ver o que de fato vc precisa.

      Dica: nao sei sua area de atuacao, mas “caring”.. que .é cuidar de velhos em asilos e tal, nao precisa de diploma Level 8 (graduacao).

      Espero ter ajudado!

  20. Oi Rick, td bem? Eu tenho 2 diplomas aqui no Brasil: Economista e Contabilisita. Para esse reconhecimento eu preciso do diploma, conteúdo das disciplinas e histórico escolar para o reconhecimento? Mas isso é regra pra trabalhar em uma empresa lá? Ou posso não fazer esse reconhecimento e fazer somente a tradução juramentada?
    Abraços!

  21. Oi ,tudo bem?
    Gostaria de saber se uma profissão concluída no Brasil pode ser exercida na Irlanda…Se precisa de complementar os estudos aí,ou seja ,como é o processo.
    Sou estudante de enfermagem,possuo cidadania europeia,e inglês.

      1. OBG…
        Mais una duvida…
        Um curso de técnico e tecnólogo se encaixam nesses níveis,são reconhecidos como profissão?

        E no caso do reconhecimento do Bacharel no nível 8, e preciso possuir os níveis 5 ou 6?…Pois soube que esses níveis são cursos profissionalizantes que os irlandeses fazem antes da facul (não sei se e verdade).

        obg…e parabéns pelo blog.

  22. Oie. Também quero dar o início dessa correria. Dei uma pesquisadinha e e além de reconhecer os diplomas tbm deverei ir no órgão da minha categoria para reconhecer minha profissão, já que tentarei também atuar na Nutrição.
    Alguém sabe me informar os contatos de tradutores juramentados em Dublin??

    Thanks!

  23. Olá RIck! estou pensando em validar meu diploma na Irlanda. Preciso, além da tradução já feita, levar o diploma original ou posso levar uma cópia autenticada?

  24. Que legal estou no mesmo processo mas depois de tudo prontinho fui na garda essa semana e eles me disseram que nao estampam mais os dicumentos que pararam de oferecer o servico affff, ai nao sei o que fazer agora, fui num cartorio (public Notary) e eles cobram 50 euros a estampa por documento, quase ri da cara dele… Vc tem nocao onde fazer esse “Certified document” sem ser na Garda ?? obrigada 😀

    1. Poutz…não faço a mínima ideia..eu pesquisei (perguntando pra pessoas) e só me falavam “solicitor” ou “garda”. Se a garda não faz mais…fica difícil. Tenta no post office…ou em uma garda menos movimentada.

      =(

      1. Um Garda amigo do meu namorado fez pra mim la em Galway sem problemas, e disse que é aqui em Dublin mesmo o problema as vezes nao querem trabalhar !!!! Mas nas Gardas menos movimentadas ainda fazem …. Obrigada mesmo asim !!!! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s