Etapas para a pós-graduação

Como vocês já sabem, eu estou pleiteando uma cadeirinha em um dos cursos de pós-graduação aqui na Irlanda e pra isso eu preciso agilizar um monte de coisas. O processo de aplicação pra pós aqui é também diferente do brasileiro e leva um pouco mais de tempo.

O curso começará só em setembro de 2014, mas as inscrições já abrem agora em dezembro de 2013, depois em janeiro, março, abril, maio e julho de 2014. Em cada um desses meses as inscrições abrem dia 01 e fecham dia 15, daí a faculdade analisa as inscrições, aceita os candidatos (ou não) e abre as inscrições de novo com as vagas remanescentes. Se acabarem as vagas no meio do caminho, fecham-se as inscrições.

Ou seja, tem que correr.

A inscrição inclui:
– diploma do curso de graduação original e no idioma local;
– grade de matérias originais e no idioma local;
– currículo/portfólio relacionado;
statement (carta de apresentação explicando porque você quer cursar o curso);
– 2 ideias de projetos a serem trabalhados;
– certificado de proficiência no idioma local (IELTS ou TOEFL).

A iscrição é feita online, através do PAC Ireland, órgão que regulamenta as inscrições para pós-graduação no país inteiro. São eles que recebem as inscrições e os pacotes com os documentos (o que não pode ser anexado, deve ser enviados via correio) e também são eles que emitem as cartas de aceite, que deve sair até o fim do mês em que foi aplicado. Caso algum documento esteja faltando, a aplicação volta e deve ser feita novamente.

Eu já tenho meu diploma traduzido e estou esperando minha grade vir pelo correio, também já traduzida. Com os dois em mãos ainda preciso mandar pro órgão que regulamente o diploma brasileiro na Irlanda e só então eu posso aplicar.

Estou escrevendo meu statement, desenvolvendo as ideias de projeto e preparando o currículo/portfólio, que será a parte mais fácil.

Troquei alguns emails com a coordenadora do curso e ela me disse que caso a aplicação esteja ok e eu seja aceita, posso comprovar a proficiência até o ínicio das aulas, que é setembro, mas mesmo assim vou fazer o IELTS o quanto antes.

O curso não é de graça, mas isso é assunto pra outro dia.

Anúncios

11 comentários sobre “Etapas para a pós-graduação

  1. Ola Martins, estava vendo alguns blogs na internet e de todos achei o seu o melhor, com informacoes e tudo mais. Bem gostaria de saber se vc pode entrar em contato comigo, pois estou fazendo um trabalho de filmagem e vejo que vc seria a pessoa que procuro. Meu email
    warnnery@hotmail.com
    Obrigada

  2. Tirei daqui http://www.tcd.ie/Admissions/undergraduate/fees/ , mas na época (estou planejando essa viagem há mais de um ano! daqui a pouco vou enjoar da Irlanda de tanta foto e vídeo que ja vi!) pesquisei preço em mais umas duas outras universidades também, só não lembro agora quais e todas falavam desses 3 anos. Também li em blogs de pessoas em outros países, tipo Países Baixos. Enfim… alegro-me com a notícia de toda forma! Vou continuar acompanhando seu blog (o que atualiza com mais frequência dos que eu acompanho, pra minha felicidade!), nos vemos em julho!

    Abraços

  3. Oi, Rick!

    Vou para a Irlanda em 2014 e também tenho cidadania européia. Fiquei muito feliz de encontrar o seu blog, a maioria é de pessoas apenas com cidadania brasileira e ai a situação é muito diferente! Só fiquei com uma dúvida, como você vai estudar full time e trabalhar (acredito que seja de 8h, não?)? Pesquisei tempos atrás, mas pensei que full time fossem dois turnos como aqui, então na melhor das hipóteses só poderia trabalhar part time.

    Obrigada

    1. Oi, Sofia! Que cidadania é a sua, só por curiosidade. Sobre o curso, é full time sim..o full time aqui (nao sei s eno Brasil tb é assim) é meio esquisito.. é tipo 4h de aula num dia da semana, 2h em outro, 6h em outro, variando entre manha e tarde.. Eles indicam trabalhar part time pra dar conta de fazer os trabalhos e estar no curso.

      A maioria das empresas que tem func em master adapta a escala pra encaixar.. empresas como Penneys, H+A, Zara, Google e etc tem isso..as menores eu nao sei..

      Eu to na fase de ‘figure it out’ ainda…vou aplicar de qualquer forma!

      Abraços!!

      1. Tenho cidadania italiana também! (é a que eu mais vejo de brasileiros com cidadania europeia, por sinal)
        Tenho outra dúvida… quando pesquisei por pós (só pesquisei em algumas universidades de Dublin) para ter direito ao valor diferenciado para europeus precisava morar na Europa há 3 anos pelo menos. Não é assim em Sligo?
        Obrigada e boa sorte!

        1. Entao Sofia.. boa a sua colocacao. Eu sei que tem que ter residido na Europa os ultimos 3 anos pra poder pedir beneficios europeus, como o grant e incentivos… sobre o fee, acredito que nao..é apenas o fator portar passaporte que importa.. estou em contato com a faculdade e eles sabem a minha situacao certinha e garantiram que meu fee é UE.

          Onde vc tirou essa informacao?

          Abraco

  4. Olá Rick! Primeiramente parabéns pelo blog e por sua história, muito bacana!
    Estou a caminho da Irlanda em Maio do ano que vem e irei com o objetivo de tirar o IELTS e também cursar pós graduação pois me formei este ano. Acredito que seus posts referente a isso me ajudarão bastante! rs
    Queria tirar uma dúvida, você fez a tradução juramentada de seus documentos acadêmicos? Acredito que terei que fazer também e se já levasse daqui do Brasil pronto seria melhor. Há algum site onde podemos pesquisar sobre essa parte burocrática?
    Obrigada e parabéns novamente!
    Beijos

    1. Olá, Beatriz..obrigado pelo elogio ao blog, é sempre bom lê-los, rs.

      Eu fiz a tradução sim, é muito importante. O bacherelado brasileiro é automaticamente reconhecido como Level 8 na Irlanda, que é o bachelor’s degree deles aqui, mas pra autenticar vc tem que enviar os docs pro órgão responsa´vel. Falei disso nesse post aqui: https://livinlavidarick.com/2012/08/24/estudando-na-irlanda-parte-2/

      Pro mercado de trabalho não rpecisa necessariamente da autenticacao, pois dai vai o seu patrao te aceitar, o meu aceitou de boa. Mas pra dar continuidade nos ensinos, precisa sim.

      Diploma original e traducao juramentada + historico das materias e notas originais e traducao juramentada sao imprescindiveis pra essa autenticacao.

      Dai vc manda os docs, espera um pouquinho e eles autenticam, sem drama, sem pagar..só tem que esperar.

      Dai vc aplica pro curso normal, acredito que no seu caso como eestudante internacional..eu por ter cidadania italiana entro como estudante home ou UE.

      Espero ter ajudado!

      1. Oi Rick! Obrigada pelo link e esclarecimentos! Farei o possível para já levar as coisas prontas daqui.
        Tenho dupla cidadania também, espanhola. Acredito que isso nos ajuda bastante no que diz respeito a burocracia! rs
        Continuo acompanhando seu blog e qualquer coisa deixarei registrado aqui 🙂
        Beijos e obrigada novamente!
        Vamos nos falando e

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s