Reservamos o 3° dia na Toscana pra conhecer a cidade de Pisa, onde fica a famosa torre torta italiana. A torre pendente foi construída em 1174 e foi projetada pra ser pendente (não tanto) ao sudeste, mas devido a um erro de cálculo e a um solo arenoso, ela se inclinou bem mais e a sudoeste. Totalmente inesperado e foi o inesperado que a transformou na maior atração de Pisa.
Pegamos o trem na estação central de Firenze e em menos de 1h, descemos em Pisa. Logo na saída da estação tem uma piazza que abriga a feirinha mais gostosa que vi na Itália. Acabei comprando um sfogliete calda, que é uma espécie de pastelzinho de belém com recheio de laranja e ricota, que ó…uma maravilha (coxinha italiana com a mão).
O caminho até a torre era “longo” e durou cerca de 25 minutos, o que nem vimos passar devido a quantidade de coisas legais que acabamos vendo pelo caminho.
Pisa é uma cidade pequena, com apenas 85mil habitantes, mesmo tamanho de Galway. Além do mesmo tamanho, Pisa me lembrou bastante de Galway, devido ao clima universitário e as ruelas velhas e de paralelepípedo.
A Universidade de Pisa fica bem no meio do centro histórico, que fica lotado de estudantes o dia todo.
Quando finalmente chegamos na tal torre, deu uma pontinha de decepção, porque ela é bem menor do que eu imaginava, mas mesmo assim ela é muito linda e claro, muito torta!
Não subi na torre, porque custava absurdos € 18 e meu turismo lowcost não me permitiu essa extravagância.
Ficamos por ali mais ou menos 1h, tirando fotos, testando ângulos e rindo da cara dos japoneses. Vem cá, vocês também não acham que todo japonês é engraçado?
Terminamos o dia em Pisa comendo um sanduíche e um doce de amêndoa que era tão ruim que fui obrigado a alimentar os pombos.
Chegamos em Firenze de novo por volta das 16:30 e aproveitamos os últimos raios de sol pra ver um pouco mais da beleza da cidade dos Fiorentinos e nos despedir da Toscana.
A próxima parada é Roma!
Ahhhh, mas a torre é uma gracinha!
Adoro quando você faz essas comparações com as cidades da Irlanda – fica uma coisa mais real, mas palpável, tipo, dá pra ter uma boa ideia do local, sabe? ❤
Uhm to vendo que voce ta dando uma boa viajada pela Italia hein?! To querendo voltar pra la, vou pedir dicar de lugares bacanas, soh fui em Roma e Milao.
Ja ouvi dizer que Pisa eh um lugar pra se passar poucas horas (nao kmais que um dia) mesmo, pois alem da torre nao tem muito o que ver. Confere?
Abracos
Sim, Marcelle..Pisa é ovinho e nao tem nada mto além da Torre..