Como obter a cidadania italiana

A Itália pode reconhecer como cidadão todos aqueles que são descendentes de um italiano, ou seja, se seu pai, avô, bisavô, trisavô e etc for italiano, você tem direito. Caso a relação seja com mulher, existem algumas restrições, pois mulheres só transmitem a cidadania a filhos nascidos após 01/01/1948.

O primeiro passo pra dar entrada na cidadania italiana é a reunião de todos os documentos que comprovem a sua ligação com o italiano em questão. Certidões de nascimento, casamento, óbito e também as certidões de naturalização de todos os envolvidos até chegar em você. É simples, mas é complicado. Se o italiano se naturalizou após o nascimento do filho, este filho perde o direito à cidadania, mas se foi naturalizado antes, não afeta esse direito. Nesse site do ministério da Justiça é possível emitir a certidão negativa de naturalização

Isso porque muitos dos italianos que chegaram no Brasil vieram nos navios imigratórios e perderam seus documentos, sendo possível a retirada de 2ª vias apenas na Itália, o que encarece bastante o processo e faz com que muita gente desista de tentar.

italia

A preparação dos documentos è a parte mais importante e tambem mais cara de todo o processo. Normalmente as certidões contêm erros de grafia, discordâncias quanto a datas e lugares, que devem ser corrigidos judicialmente. Essa busca por documentos pode levar anos, pode ser rápida e enfim, cada caso é um caso.

Na posse de todos os documentos é a hora de dar a entrada no processo no Consulado Italiano do seu estado no Brasil. Se você reside em São Paulo, seu consulado é o de São Paulo, nem adianta tentar o do Brasília que não vai funcionar.

Isso é outra coisa que faz demorar mais, já que a maioria dos italianos se instalaram em São Paulo e no sul do Brasil.

Não paga nada e o consulado homologa os documentos e dá entrada no processo pra você. Com os documentos entregues e o processo aberto, é hora de esperar. A fila de espera hoje está por volta de 7/8 anos, mas já foi 10/12. A minha demorou 7, como vocês puderam ver no outro post.

Quando chega a sua vez da fila, eles vão averiguar a sua documentação toda (não pode ter nada errado, se tiver você volta pro início da fila) e caso esteja tudo corretamente, eles vão enviar pra Itália, no caso pro Comune cujo italiano em questão é registrado.

É esse comune que dá a palavra final e reconhece o seu processo como verdadeiro. Ao fazer isso, ele pede os documentos originais e traduzidos de todos que requerem a cidadania. Documentos como certidão de nascimento, certidão de casamento, rg, comprovante de residência e tudo mais, em italiano. A tradução tem que ser feita por uma tradutor juramentado do estado.

Feito isso, os documentos voltam pra Itália e entramos na 2ª fila, que é apenas a espera do reconhecimento final. A média de espera é de 6/8 meses, mas nós esperamos 1 ano e 4 meses.

Ao reconhecer o processo como verdadeiro, o comune manda uma carta para o seu endereço te reconhecendo oficialmente como cidadão italiano e te colocando no sistema integrado italiano, o que te dirá direito de ir até o consulado exigir seu passaporte.

Lembrando que esse post foi escrito apenas pra dar uma luz pra quem pretende entrar com processo de cidadania no Brasil, o processo fora do Brasil è diferente e eu nao sei como funciona. Se voce quiser saber como fazer isso na Italia ou em algum outro lugar da Europa, o Fabio do Minha Saga e o Dario do Pesquina Italina odem te ajudar!

Anúncios

2 comentários sobre “Como obter a cidadania italiana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s