Processo da cidadania italiana

A minha avó italiana morreu quando o meu pai era criança e meu pai morreu quando eu era um bebê, fato esse que me fez não ser assim muito ligado na influência italiana da minha família. Meu avô não falava da minha avó pra mim, porque isso o machucava muito e era como se fosse um baú guardado no coração dele.

Mas ele sempre ouvia música italiana chorando. Ela dizia que isso o ajudava a lembrar dela e a fazer a dor passar. Daí ele descobriu Laura Pausini e pronto, o link da Itália começou a surgir. Essa paixão Laura Pausini passou pro meu primo, Thiago, que começou a estudar e se aprofundar nos estudos da família, nas raízes italianas e assim começou o processo da cidadania.

Eu não acompanhei, mas me lembro que quando eu tinha uns 12 anos ele me perguntou se eu gostaria de entrar no processo de reconhecimento da cidadania italiana, porque ele já tinha reunido todos os documentos necessários para isso e devido ao meu pai, eu também era beneficiário.

Esses documentos eram certidões de nascimento, casamento e óbito da minha avó, dos pais e avós dela. A famosa árvore genealógica.

passaporte-italiano

Os documentos foram enviados pro Consulado Italiano em São Paulo no ano de 2001, se não me engano e foi somente em 2011, quando eu já tinha esquecido completamente do processo, que o Consulado respondeu e disse que nosso processo estava ok e na fila do reconhecimento.

Faltavam agora apenas mais alguns documentos e traduções português-italiano e o caminho pro passaporte turquesa estava traçado.

Enviamos esses documentos pro Consulado em fevereiro de 2011 e então eles enviaram pra Itália. A resposta definitiva e a carta da Itália nos reconhecendo como italianos chegou somente em junho de 2012, que foi eu comecei esse blog e comecei a traçar a minha ‘vida na Irlanda’.

Nos próximos posts eu vou dar algumas dicas do que você deve fazer pra ter a sua cidadania italiana reconhecida (morando no Brasil).

Anúncios

Um comentário sobre “Processo da cidadania italiana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s