A origem irlandesa do Brasil

Era um típico dia irlandês do lado de fora do escritório, chuva e frio, e eu estava tomando um ‘cup of tea’ na hora do almoço no trabalho, momento perfeito para fuçar na internet e relembrar por que o Brasil chama Brasil.

Eu aprendi na escola que o Brasil chama Brasil por causa do pau-Brasil, que era encontrado em abundancia nas Terras Tupiniquins na época do ‘descobrimento’ e isso esta certo. Mas e o nome do ‘pau-Brasil’, que tinha tanto no Brasil, vem de onde?

Voltamos a origem da palavra Brasil, não é mesmo?

A Irlanda é o lar de muitos mitos e lendas e uma delas esta diretamente ligada ao nosso país. A lenda dizia sobre uma ilha fantática no oeste da Ilha da Esmeralda que se chamava ‘Hy-Brazil’, lar de um deus chamado ‘Braseal’ e também de muitos outros seres mitológicos, como fadas e animais fantásticos.

As lendas a respeito da ilha diziam que ela so poderia ser vista de 7 em 7 anos e que quem conseguisse chegar até ela seria feliz para sempre, pois ela era a terra da abundancia e possivelmente, o novo mundo.

Brazil ao oeste da Irlanda

Brazil ao oeste da Irlanda

Inclusive, antes do cristianismo, os povos celtas acreditavam que quando as pessoas morriam, elas iam para ‘Hy-Brazil’ e não para o céu, como mais tarde os cristãos vieram a acreditar.

A lenda era muito famosa por aqui e fez inclusive com que muitos pescadores vislumbrados com a ideia de abundancia da ilha, navegassem no oceano Atlântico a procura da tal ilha e claro, nao mais voltassem.

Muitos textos foram escritos na Irlanda a respeito da tal ilha e muitos deles ainda podem ser encontrados nas bibliotecas e universidades do pais. Alguns estudiosos acreditam que ela na verdade e a América (o que faz sentido) e que antes de Colombo, outros povos chegaram ate la.

Brazil

Brazil

No seculo VI, um monge irlandês, chamado São Brandão, foi um dos primeiros a sair da Irlanda em busca da tal ilha. Os relatos da sua viagem estão hoje na biblioteca do Trinity College e estudiosos acreditam que ele possa ter chegado a America alguns seculos antes dos outros europeus.

Na época do descobrimento, ainda muito se falava aqui na Europa sobre a tal da ilha ‘Hy-Brazil’, principalmente nos portos portugueses e espanhóis, e quando o boato de que o Brasil foi descoberto chegou por aqui, chegou junto com historia de que a tal ilha fabulosa também havia sido encontrada.

A lenda diz que o povo da ilha era feliz e que tinha tudo em abundância, o que foi exatamente o cenário que os portugueses encontraram no Brasil quando chegaram, e foi isso que deu a eles a certeza de que ‘Hy-Brazil’ havia sido encontrada! A abundância de árvores de ‘pau-Brasil’ (que ainda não se chamava assim) era imensa e as árvores foram batizadas de ‘pau-Brazil’ porque afinal, era a madeira de Hy-Brazil (bem português mesmo) e assim, ‘Hy-Brazil’ tornou-se o nosso Brasil.

Deve ser por isso que nos amamos a Irlanda e os irlandeses amam a gente, afinal, eles sempre quiseram nos encontrar.

Obrigado Irlanda por nos batizar com um nome tão lindo e tão cheio de significado. ❤

Teoria completa aqui e tambem aqui.

Anúncios

7 comentários sobre “A origem irlandesa do Brasil

  1. Sensacional, Rick! Adorei!

    Um dos meus professores aqui é bem nerdzinho, trabalhava em museu, vive contando histórias, e um dia ele tentou me explicar uma teoria que os irlandeses estiveram nas Américas muito antes do ‘descobrimento’, eu não saquei direito o conteúdo da explicação, entendi pedaços e comentei que estava lendo um livro (As veias abertas da América Latina) que também falava de registros indígenas demonstrando que outros povos já haviam passado por nosso continente, como pinturas e lendas de deuses que tinham traços europeus: figuras altas, brancas, de olhos azuis, cabelo loiro, etc.

    O papo acabou com os outros alunos chegando do recreio e nunca tinha juntado os dois pontos da conversa, o que eu contei e o que o professor tentava me explicar, depois desse post tudo fez sentido, era essa história que ele contava hehehe. E ó, eu acredito.

    Beijo 🙂

    • Ai que legal, Jamile! Eu nunca tinha ouvido falar, mas fiquei horas pesquisando na net e tem muito material sobre..o meu coworker irlandes aqui disse que ja ouviu a respeito da tal ilha ao leste, mas que nunca soube do nome dela.

      Ele nunca ouviu falar do Sao Brandao tb!

      Mas è bem legal, ne?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s