Palavra do irlandês – Jonathan

A entrevista de hoje é com o Jonathan, um irlandês querido que eu conheci em Dublin, num dia chuvoso, logo depois de ambos termos participado de uma entrevista para uma empresa de promoção.

Naquele dia, depois da entrevista, nos abrigamos em um dos pontes de ônibus perto da tal empresa e começamos a conversar sobre a entrevista, no meio da conversa, descobrimos que morávamos perto (na época eu morava em Blanchardstown) e que pegaríamos o mesmo ônibus.

Como o caminho até lá seria bem longooooooo, fomos batendo papo no ônibus. Depois desse dia, vi o Jonathan mais algumas vezes e então, me mudei de Blanchardstown e logo depois, de Dublin. Graças ao Facebook, mantivemos contato.

601481_622892774394339_1371206222_n

Quem é você?
Jonathan, 19.

De onde você é e onde você mora na Irlanda?
Eu nasci em Dublin e moro em Blanchardstown, Dublin 15. Nós temos o 2º maior shopping center da Irlanda e somos um dos maiores bairros de Dublin. É um ótimo lugar pra morar e você tem acesso a tudo em Dublin muito fácil, o único problema é que é um pouco perigoso.

O que você faz?
Eu trabalho como garçom meio-período em um campo de golfo e sou estudante de Artes na Universidade Nui Maynooth em Dublin. Eu estudo negócios e inglês também. Maynooth é uma cidade universitária cheia de alunos, durante o ano acadêmico ela abriga gente de todo tipo!

Qual seu lugar favorito na Irlanda e por quê?
Meu lugar favorito na Irlanda é Portrane, Co. Dublin. Meus primos tem uma casa de praia lá que é pertinho da praia. Ir lá me lembra dos tempos de infância e sempre me dá bons momentos. A vista é fantástica e o tempo está sempre ótimo. É um verdadeiro paraíso pra mim.

O que você acha de estrangeiros no seu país?
A maioria deles são pessoas adoráveis, mas como em toda cultura, nós temos pessoas com atitudes ruins que ajudam a criar os estereótipos ruins. Muitos romenos e africanos não são vistos com bons olhos porque muitos vieram para cá pra se exilar, não procuram o que fazer e apenas querem as ajudas do governo. As pessoas do leste europeu são sempre adoráveis e trabalham muito duro. Asiáticos, sul-americanos e o resto dos europeus são ótimos imigrantes e procuram sempre imergir na cultura irlandesa e trabalham duro pra conseguir se inserir no dia-a-dia do país e das pessoas. As vezes o idioma é um problema, mas eles nunca deixam isso ser de fato um problema.

Qual sua opinião a respeito da crise financeira na Europa e na Irlanda?
Nós estamos ao poucos saindo dela na Irlanda. Tivemos ótimos resultados nos anos de “Tigre Celta”, o que fez muitos imigrantes imigrarem pra cá. Hoje eles nos ensinam que precisamos trabalhar duro na vida para de fato ter sucesso.

Você gostaria de mudar da Irlanda? Por quê?
Eu gostaria de viajar por um ano ou dois. Conhecer a América (US) ou a Austrália. Se eu for, vou procurar construir uma carreira também, visto que está difícil construir uma carreira para toda a vida na Irlanda nesse momento.

Manda um recado para os brasileiros (pra mim também).
Eu tenho trabalhado com muitos brasileiros no meu trabalho de garçom e eles são muito bons trabalhadores e muito educados. O entendimento de inglês deles é um pouco confuso, porque eles sempre procuram traduzir as coisas e quase nunca entendem as gírias irlandesas, mas aos poucos eles vão melhorando no inglês e as coisas vão ficando mais fáceis pra eles na nossa sociedade.

Anúncios

3 comentários sobre “Palavra do irlandês – Jonathan

  1. Rick, seu blog é o máximo. Tem sido “meu livro de cabeceira”. O seu e o da Barbara (meus preferidos e que mais leio) viraram uma espécie de novela  (acompanho diariamente). Estou sabendo muito da vida, percepções e preferências de ambos… Sinto-me até intimo rsrsrs
    Parabéns pelo serviço que inconscientemente você presta. É aqui onde encontro informações e posso esclarecer minhas dúvidas, além de um texto inteligente e divertido.

    Estou indo para Dublin em agosto, estou no momento planejamento, ansiedade, aviso prévio do trabalho, ansiedade, pesquisas, pesquisas, ansiedade, documentação, ansiedade, cotação de escolas, correria atrás de documentos, ansiedade, cotação de voos, ansiedade e assim será até agosto, logo mais entrarei na fase insônia rs.

    Neste post, você fala sobre uma entrevista em uma empresa de promoção. Que empresa, você lembra? Teria o site?

    Mais uma vez obrigado. Pelo serviço prestado e ajuda, fico devendo um “gelato” da sorveteria do Fabio quando passar por Sligo rs. Forte abraço

    1. Oi, Leandro! Muito obrigado por esse comentário, adoro receber comentário assim, cheios de informação.. sobre o serviço do blog, é, algumas pessoas acabam se beneficiando das informações e eu adoro poder ajudar!

      Boa sorte na sua vinda pra cá, vai dar tudo certo!! A empresa de promoção que fiz entrevista eu não lembro o nome..vou caçar na internet e volto pra te falar.

      1. Oi Rick, quanto a empresa relax… imagino que se você atender todos pedidos/solicitações que recebe n blog, sua vida vai parar rs. Seus posts, dicas e a experiência que compartilha conosco ajuda muitoooo. Só tenho a dizer: muito obrigado. Em agosto estou por ai…. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s