Eu já falei bastante de Sligo aqui no blog – e continuarei falando – mas eu falei bem pouco do meu trabalho aqui. Nesse post vou falar um pouquinho de como é a minha rotina aqui e como é ser designer na Irlanda, já que sempre recebo email/inbox de pessoas (designers na maioria das vezes) me perguntando como é o meu trabalho.
Como já falei em outros posts, quando vim pra Irlanda eu estava aberto a qualquer tipo de experiência e nem no meu sonho mais ousado eu imaginei trabalhar na minha área. Quero dizer, não nos primeiros meses. Trabalhar na área era um plano para 1 ano de Irlanda, mas que – thank God – acabou acontecendo bem antes.
Eu até tentei não ser designer (oi café), mas não deu. Todas as experiências de trabalho que eu tive na vida foram na frente de um computador (por um tempo fui até assistente financeiro) e eu não sei se sei fazer outra coisa.
Aqui em Sligo eu sou ‘social media designer‘, que nada mais é do que um designer focado em social media, o que não significa que eu não faça todas as outras coisas relativas a um designer, apenas significa que meu foco é social media.
Eu sou responsável pela identidade de todas as coisas online da empresa, sou eu que faço todos as artes que a gente usa no Facebook/Pinterest/Instagram, newsletter, email marketing e também sou responsável pelo design impresso (flyers, folders, papelaria) e agora estou começando a botar a mãozinha nas embalagens!
Parece um monte de coisa, não parece? Mas não é.
Já trabalhei em algumas agências e a Good4U é a minha 3ª experiência em empresa e sem dúvida, a agência exige muito mais. O trabalho é basicamente o mesmo, mas na agência a demanda de trabalho é bem maior! Já cheguei a atender 4, 5 clientes por dia.
Lá na empresa eu dou conta do meu trabalho sossegado e ainda me sobra tempo. Sobra tempo mesmo, por que o dia-a-dia na empresa é baseado na ‘disponibilidade‘ e não na ‘demanda‘, ou seja, precisou fazer, faz na hora (sempre disponível) e não na pressa de dar conta do grande volume de trabalho (demanda).
Eu só tenho um cliente, mas isso não significa que as coisas são mais fáceis, por que o pessoal aqui é bem exigente e como todo bom cliente pede alteração. As vezes as alterações fazem sentido e realmente deixam a arte melhor e as vezes são nada a ver e – como bom designer – eu tenho que argumentar e defender meu filho.
Essa parte é chata até em português e imagine em inglês?
Além disso, eu sou assistente do social media. Eu e ele somos como uma ‘dupla de criação’, ele é o responsável pelos textos e por todo o conteúdo e eu sou responsável por ilustrar essas ideias. Também trabalhamos juntos nos brainstorms e nas ideias para as promoções e campanhas.
Algumas coisas são responsabilidade dele, algumas só minhas e algumas outras nós dois fazemos juntos, como relatórios semanais e estatísticas de crescimento.
Se eu tirar o inglês do contexto, o trabalho é extremamente similar aos meus outros empregos. Os chefes nem sempre estão ali, mas quando estão cobram normalmente. Querem resultados, pedem alteração na arte e acham que sou pasteleiro e posso fazer um ebook de sucesso em 2h. A única diferença, acredite, é que aqui é em inglês e o background das pessoas é totalmente diferente do meu.
De resto é tudo igual.
Sou suspeito pra falar, mas é um trabalho bem legal!
Meu recado pra você que quer ser designer na Irlanda é: não desista! Se você tiver um portfólio bom, tiver contatos e conseguir se comunicar, você pode achar seu lugar ao sol.
trabalhando na área de Design sem o 3º grau é possível tirar o Stamp 1? Obrigado.
Olá Rick,
Sou novo aqui no seu blog… E particularmente gostei bastante…
contudo,
tenho algumas duvidas em relação a ser Design na Irlanda,
e gostaria de tirar algumas duvidas se possível…
como por exemplo: Qual a base de salário de um Design gráfico na Irlanda?
É necessário ter 3° grau em design pra entrar no mercado de trabalho na Irlanda? ou um Bom Portfólio basta?
Estou interessadíssimo de ir para Irlanda, porem tenho muitas duvidas para ser esclarecidas antes
de eu começar a me programar para ir.
Se puder me ajudar, ficarei muito Grato.
Att,
Wesley Caetano
Oi Wesley…bom, isso tudo depende tudo. Geralmente, os designERS tem sim 3° grau e a média de salário depente tb, mas geralmente comeca na casa dos €20,000 ano.
Boa sorte!
Eii, tudo bem!?
Estudo Design Gráfico e estou planejando ir pra Irlanda pelo Ciências sem Fronteiras.
Tenho umas opções boa da faculdade em Dublin, mas queria ir pra uma cidade menor, onde tem menos brasileiros, preu me sentir fora do país de verdade! hehe
Você saberia sugerir uma faculdade de design no interior da Irlanda?
Sei que ai em Sligo tem a Institute of Technology Sligo, você sabe se a reputação dela é boa?
Obrigada por compartilhar tudo no blog!!! 🙂
Abraços
Olá! Tem uma galerinha aqui em Sligo do CSF, estudando no IT. Eles tem curso de design, mas não sei se o curso é bom.
Sligo é bem irlandesa, bem clichê…o que é legal a beça!!
Irado você dividir esta experiência com a nós (leitores do blog). Isso nos mostra que é possível e que a vida é realmente uma caixinha de surpresas. (Estava um tempo fora, estou fazendo um intensivo aqui na leitura do blog hahaha)
Vc ta muito chique so viajando! =)
Essa história de você conseguir emprego na sua área aqui foi a coisa mais absurda que já vi, cara! Lembro da insistência deles pra você ir pra lá e você nem queria! hahahaha
Sligo ❤
Nè? Isso tudo foi bem doido mesmo, mas enfim…foi pra melhor. Saudades de Dublin e tal, mas Sligo ja è meu lugarzinho e sò conheci gente linda aqui. ❤
Rick, não consegui comentar no post anterior… também voltei ao livemocha (usava para francês, parei para focar no inglês) e sua história com o italiano me lembra a do Pablo que também tem passaporte, avós italianos e não sabe o idioma.
Vamos a Itália agora em outubro, Pablo tem um livrinho de frases para viagens que até funciona para coisas básicas, tipo pedir uma conta, cumprimentar e tal.
Acho o povo na Itália muito dado, qualquer ‘grazie’ que você diz já é suficiente para puxarem conversa em italiano, mesmo você não falando mais do que 5 palavras no idioma hahaha, é divertido! 😉
Aww! Que legal! Eu to muito ansioso pra ir em Novembro e conhecer a cidade da nonna!
Hj eu comeco as aulas ao vivo e ainda to no Livemocha, que depois da ‘reforma’ ficou BEM BOM!
Boa sorte pra gente!