Pela primeira vez em anos eu não me toquei na chegada da ‘sexta-feira 13’ e não planejei fazer nada de diferente na data. No Brasil, a sexta-feira 13 é sim um sinônimo de ‘azar’, mas a gente não leva isso tão a sério e até usa a data pra fazer os famosos e deliciosos ‘Halloween’s’ fora de época!
Eu sempre gostei da sexta-feira 13! Essa data sempre foi motivo de festa na minha infância, eu e meus amigos sempre programávamos fazer alguma festinha macabra, nos reunimos pra assistir filmes de terror ou fazíamos rodinha pra contar histórias de arrepiar. Era bem legal!
Na adolescência e juventude as festinhas deram lugar as festas a fantasia, aos Halloween’s fora de época e todas essas coisas legais que possivelmente estão acontecendo no Brasil agora.
Ontem um amigo jornalista me perguntou se eu iria participar de alguma celebração de sexta-feira 13 aqui na Irlanda e eu me surpreendi ao dizer que não (no Brasil eu iria com certeza). Resolvi investigar e conversar um pouco com os amigos irlandeses e caí pra trás ao ouvir que aqui na Irlanda, eles realmente consideram a sexta-feira 13 como um dia de azar e na cultura local é indicado fazer o menos possível nesse dia, por que as chances de algo dar errado são bem altas!
Dei uma ‘googladinha‘ básica e vi que as histórias de ‘bad luck’ na sexta-feira 13 são super fortes na Irlanda e no Reino Unido e um dos inúmeros motivos tem a ver com a religião, já que na noite que Jesus foi traído 13 pessoas estavam a mesa e era uma sexta-feira.
Aqui na Irlanda eles levam tão a sério que as placas de carro desse ano não carregam o número 13, referente ao ano de 2013 e sim o número 113. Os carros de 2010, 2011 e 2012 são respectivamente 10, 11 e 12, mas os carros de 2013 são 113.
Em contrapartida, o Halloween nasceu aqui na Irlanda e é uma das festas mais aguardadas do ano pelos irlandeses.
Espero que a ‘luck of the irish‘ me proteja do ‘bad luck‘ da sexta-feira 13.
Cheers e vou assistir Jason.
Adorei seu blog. Seus textos são muito leves e muito informativos. Tou há poucos dias em Dublin. Vi sua página pelo vida na Irlanda. Umtaxista me explicou as letraas e os números nas placas, inclusive essa superstição que fez os carros 2013 ganharemmamais número. Também foi despois que cheguei que descobri que o Halloween teve origem aqui. Minha hostmother me explicou.
Oi, Juliana! Que legal! E ta gostando de Dublin?
Obrigado pelo comentario! E sim, a supersticao aqui eh forte!
Estou gostando sim. Surpresa com a hospitalidade dos irlandeses. Muito acolhedores. Amando a família que me recebeu. Se pudesse (leia-se=tivesse grana), ficaria aqui o resto dos meses! Só tentando me adaptar ao tempo louco. Numa esquina chove, na outra faz frio e mais adiante tá calor. hauahauhauah
Parabéns pelo blog. E sucesso!