Um dia em Cardiff, no País de Gales

Wales ou País de Gales é o menor país da ilha da Grã-Bretanha e também o menor membro do Reino Unido. Devido a sua localização ‘privilegiada’, foi o primeiro país a ser conquistado e anexado á Inglaterra, mas politicamente é o que menos ‘importa’ no Reino Unido. Como o país é muito pequeno comparado aos outros, ele é tratado literalmente como um anexo da Inglaterra (é muito comum ver a Inglaterra ser tratada como Inglaterra e Wales).

O país é tão menosprezado que nem na bandeira do Reino Unido ele está!

Wales, antes de ser conquistado pela Inglaterra, também foi conquistado pelos romanos (que influenciam bastante a arquitetura das cidades) e também pelos povos nórticos e pelos celtas. Uma verdadeira salada do poder!

O país é desprezado também por turistas que pensam que lá é exatamente igual a Inglaterra ou que pensam como boa parte do mundo: ‘Reino Unido se resume a Londres’.

É uma meia verdade.

Wales se parece sim com a Inglaterra (mas até aí a Irlanda também), mas o país tem sua própria história e seus proprios conflitos. Assim como a Irlanda, o povo de Wales tentou inumeras vezes se rebelar contra os ingleses e eles tem ate hoje grupos politicos com essa vontade, mas na epoca do imperio era pior. Por serem muito pequenos, todas as tentativas de rebeliao foram verdadeiros massacres.

Como todos os outros paises do Reino Unido, Wales tambem tem o seu idioma, o galês, que assim como o gaélico/irlandês, também deriva do celta. Como eles são parte do Reino Unido desde 1600 e alguma coisa, eles falam inglês, mas o galês está em todo lugar (assim como na Irlanda) e também é o idioma oficial do país.

Ingles e gales
Ingles e gales

O que é bem engraçado, já que Wales é o menor país e o mais dependente da Inglaterra. Por exemplo, as leis de lá são as mesmas da Inglaterra, que não necessariamente valem na Escócia e/ou Irlanda do Norte (que também são Reino Unido). Fora isso, a Escócia e a Irlanda do Norte também tem seu idioma, mas que não é oficial e nem é visto nas ruas.

O gales em Wales é igual na Irlanda, presente em TODOS os lguares. Divagando.

O símbolo mais forte de Wales é o dragão vermelho. Muitas lendas cercam o dragão galês, alguns cronistas medievais dizem ter existido dragoes em uma caverna sob uma montanha no País de Gales. E por isso ele está presente em todos os lugares!

Dragao gales
Dragao gales

A minha trip por lá abrangiu só a capital, Cardiff e por motivos de força maior (aka atrasos humanos e de máquinas) eu fiquei na cidade poucas horas e não pude ver muito, mas o pouco que vi me fez morrer de amores pelo país.

Cardiff é uma das capitais européias mais novas, foi fundada em 1955. Ela tem um clima de cidade pequena com grande, me lembrou um pouco de Dublin, mas com uma pegada medieval de Edimburgo.

A principal atração de Cardiff é o Castelo de Cardiff, que fica bem no centro da cidade e é impossível não ser notado, devido a sua grandeza.

O castelo tem mais de 2 mil anos e começou a ser erguido por Júlio César, na época do império romano, depois foi aperfeiçoado pelos nórticos e celtas e por fim recebeu os retoques finais das famílias aristocratas inglesas.

Cardiff Castle
Cardiff Castle

Toda essa miscelânea pode ser observado no interior do castelo, que inclui uma enorme e imponente torre de observação romana e armas romanas (uma tirolesa original) e também vários quadros e esculturas celtas e nórdicos. Pra quem tem uma queda por esse tipo de história o castelo é um prato cheio!

Roman Tower
Roman Tower

Wales também é recheada de mitos e lendas e uma das histórias mais famosas de Wales é a história do Rei Arthur e de Merlin, que se passa em Wales e não na Inglaterra. Inclusive, o nome ”Arthur” vem da língua galesa e o som ”arth” significa ”urso” em galês.

Wales também é o país de origem de uma cantora britânica famosa, a Marina da banda ‘Marina and the Diamonds’.

Essa pequena trip por lá reforçou meu sentimento ‘anti-UK’ e me fez querer voltar um dia. Se um dia você puder, vá pra Wales!

Anúncios

6 comentários sobre “Um dia em Cardiff, no País de Gales

  1. Oie!
    N estou conseguindo localizar o endereço da maior tiroleza da Europa situada em Wales…
    Você saberia me explicar qual o melhor caminho para chegar até lá?
    Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s