O Dublin Castle está na minha lista de ‘coisas para fazer em Dublin‘ desde antes de eu chegar na Irlanda, mas por motivos de preguiça força maior até esse final de semana eu nunca tinha ido.
Na verdade, eu tentei ir logo nos primeiros dias em Dublin, mas a entrada estava fechada pois a Irlanda sediou durante o 1º semestre de 2013 a Presidência da União Européia e como o Dublin Castle é a residência oficial dos assuntos sérios do governo, foi ali que o presidente e a comissão européia ficaram hospedados, inviabilizando a visita ao castelo.
A entrada para os jardins, museus, cafés e a galeria que tem lá dentro continuaram abertas, mas eu não sabia da existência delas até esse final de semana, já que na minha primeira tentativa, quando li que o castelo estava fechado, achei que estava TUDO fechado.
Esse domingo eu estava de bobeira em Dublin e resolvi ir até o castelo. A primeira coisa que vi foi uma linda exposição de esculturas feitas de areia, bem no meio do ‘pátio’ do castelo. As esculturas são de arrepiar de tão belas e sem dúvida, a que mais me chamou a atenção foi essa abaixo, que na descrição dizia trazer o espírito do ‘Claddagh‘ para uma realidade mais humana.
Depois conheci os jardins do Dublin Castle, que ficam logo atrás da famosa e última torre que sobrou do castelo original. Fui cabeçudo e não encontrei a entrada para o castelo. Andei, andei e nada. Cansei e resolvei entrar em uma das galerias.
Vi a exposição fixa da história do Dublin Castle e não me arrependo nem um segundo!
Que aula de história! A exposição começa bem antes da construção do castelo e mostra fatos sobre os primeiros reis da Irlanda, sobre o início das 4 províncias e também sobre a influência celta e viking na ilha.
Uma das partes mais sensacionais é a linha do tempo da Irlanda, que vem desde o fim da Era do Gelo, passa pela separação da Irlanda da Grã-Bretanha (geograficamente falando), pelas invasões vikings, pela invasão inglesa, pela Grande Fome, pela 1ª Guerra Mundial, pela Guerra da Irlanda (Independência), pela entrada na União Européia, pelo período do Tigre Celta, pela primeira visita oficial de um membro da realeza britânica à Irlanda e por fim, pela sede da União Européia no 1º semestre de 2013.
Eu sabia da importância política que o Dublin Castle tem na Irlanda, que é residência oficial dos assuntos do governo, que abriga vários prédios do governo irlandês e tudo mais, mas eu não sabia que Dublin começou a ser construída em volta do castelo e nem que quem mandou erguer o castelo foi o Rei James, em 1204, alegando que era necessário proteger ‘sua’ Dublin de possíveis ataques.
Outros fatos legais:
1) os irlandeses começaram a de fato odiar os ingleses no período da Grande Fome. A ‘maldição da batata’ afetou quase toda a Europa e o Reino Unido (até então incluído a Irlanda) era um dos maiores produtores e consumidores da ~iguaria~. No Reino Unido, quem produzia mais batata e também consumia mais, era a Irlanda. O que os ingleses fizeram? Pegaram as boas batatas daqui e levaram pra lá. Resultado? 1,5 milhão de irlandeses morreram de fome e 1,5 milhão imigraram.
2) Ulster, província que hoje fica 90% na Irlanda do Norte, começou a sua ideia de ‘separação’ da Irlanda no ano de 1607! Tudo graças a alguns acordos políticos e religiosos fechados com a Inglaterra, pois nessa época os católicos representavam apenas 10% de toda a ilha e a maioria anglicana/protestante tinha o poder. Como Ulster a ‘casa da igreja’ anglicana na Irlanda, era ela a queridinha dos britânicos.
3) Um dos grandes motivos que ~motivou~ a Guerra da Irlanda e consequentemente, a Independência, foi a intolerância religiosa católicos x protestantes.
Só vi o Dublin Castle de fora, mas quero muito conhecer por dentro! Adorei o post! 🙂
Adorei o post, Rick! 😉
Você ainda viu mais que eu.
Eu queria ir um dia para entrar. O interior deve ser demais, né?
Fiquei na pegada de ver essas esculturas de areia!