Seria a minha vida um fluxograma?

Eu gosto de sonhar.
Me lembro que, quando eu ia frequentemente a igreja, eu era chamado de “Jose” por um dos lideres. Jose e um personagem biblico conhecido por uma caracteristica especial: ele era um sonhador. Assim como eu e possivelmente, assim como voce.

Alem de sonhar, eu gosto de planejar.
Eu gosto de tracar caminhos para que os meus sonhos se realizem. Eu gosto de colocar no papel os diversos caminhos que posso passar para que aquilo que eu sonhei se torne real. Eu gosto de pensar no amanha. Eu gosto de projetar a minha vida para daqui 1 ano, 2 anos, 5 anos e 10 anos.

Devido a isso, minha mae costuma dizer que eu esqueco de viver o hoje. Consigo ouvir ela dizendo: “vive o hoje menino, amanha a gente pensa no amanha“.
Eu vivo o hoje, mas isso nao me impede de pensar no amanha.

Um dia, eu estava em um desses meus momentos de projecoes futuras e li essa tirinha:

Malfalda, para de me confundir.
Malfalda, para de me confundir.

Pronto, fiquei “cafuso”. Por que voce fez isso, Mafalda?

Seria a minha vida um grande fluxograma? Devo apenas deixar a vida me levar e planejar menos meus próximos passos? As circunstancias que me cercam determinam meu caminho? Quem define as circunstancias que me cercam? Se eu não estiver no controle da minha vida, quem vai estar?

Essa tirinha me fez refletir muito sobre como eu tenho levado a minha vida. Cheguei a conclusão de que a minha vida não é bem um fluxograma, porque tudo que eu planejo e projeto, diz respeito a minha vida profissional e acadêmica. Acredito que esses dois pontos da vida de qualquer pessoa devam realmente ser planejados, mesmo que isso as vezes se pareça com um fluxograma.

A minha vida pessoal e sentimental não é planejada, ela acontece. Até porque, eu ainda não aprendi a prever o futuro (embora eu já pense no nome das crianças quando conheço um cara legal). Na vida pessoal o lema é: deixa a vida me levar.

Não tenho resposta pra nenhuma das perguntas que fiz nesse post, apenas sei que tudo que planejo pode simplesmente não acontecer. Pode aparecer alguém, algo ou sei-la-o-que e mudar tudo. Se isso acontecer, eu preciso ser adaptável pra encarar que não deu certo, analisar o que posso fazer e finalmente, começar a planejar de novo.

Acredito que a chave está em saber equilibrar os planos do fluxograma, com as circunstâncias do dia-a-dia e com as surpresas que a vida me reserva.

Anúncios

8 comentários sobre “Seria a minha vida um fluxograma?

  1. Mafalda…. nem preciso dizer que também adoro, né? Quem não?!

    Eu também planejo, anoto, faço listas de mil coisas… mas a vida aqui na Irlanda tá me mostrando que não é bem assim que funciona. A falta de ter uma rotina mais definida me deixa louca, sem saber como vai ser daqui a 1 mês, 5 meses…. mas a gente consegue, Rick, a gente consegue…

  2. A Mafalda é “o cara!”!

    Costumo planejar tudo também, o único problema é que sempre acabo planejando e fazendo milhões de planos e no final a vida sempre prega uma peça na gente… mas tá bom..ah! Tenho uma diferença, costumo planejar também os amores, o problema é que nem sempre isso dá certo! hahahahah #FAILTotal

    1. Meus planos nem sempre saem como planejei, as vezes ele saem uma adaptacao do que planejei…mas dai penso “se eu nem planejado tivesse, como seria?”… e NUNCA planeje os amores…

  3. Eu adoro a Mafalda e essa sempre foi uma das minhas tirinhas favoritas dela. Porque eu faço fluxograma com a vida também, mas no meu caso eu só planejo as pequenas coisas. Mudar de pais, me casar, ter filho, isso tudo eu decidi assim sem nem pensar e foi tudo muito rápido. Agora pergunta TUDO o que eu vou fazer amanhã, desde escovar os dentes até ler 20 páginas de um livro? Tudo planejado. Antigamente (coisa de 3 anos atras) eu ainda escrevia tudo numa agenda, de hora em hora (mesmo desempregada e vivendo por aqui). Hoje a terapia me ajuda a lidar com as frustrações de quando as coisas não acontecem conforme o meu planejamento. Se você sabe equilibrar tem de fato a chave para as coisas fluirem, como você mesmo disse.
    Um beijo

    1. Primeiramente, OMG que legal receber um comentario seu aqui! Que honra!

      Eu tb sou assim… o louco das “to do list”.. tenho listinha ate pras coisas que quero fazer nos fds e meu Deus, como eu adoro “ticar” coisas….

      Acabo gostando de ser assim, pq tenho um caminhozinho pra seguir, um script..nao gosto de me sentir perdido..

      To aprendendo e equilibrar! Obrigado pelo comentario, adoro vc e seu blog!

      Beijaoo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s