Cairde Arts Festival

O Cairde Arts Festival è um evento que rola todo ano na cidade de Sligo e seu objetivo è celebrar a diversidade cultural do condado, com muita musica, arte e danca. O evento faz parte do calendario anual de eventos de verao da Irlanda e esse ano aconteceu entre os dias 10 e 14 de julho, coincidentemente, a semana mais quente dos 7 ultimos veroes irlandeses!

Sò o tempo bom ja è motivo pra comemoracao por aqui, imagine entao com um festival de verao rolando na cidade?

Eu nao notei muito a presenca de turistas (turista a gente reconhece sò de ver, nè?). Pelo que perecebi, o evento è bem local e voltado para os moradores de Sligo e das outras “cidades” do condado. Mas nem por isso ele è desprezado.

Material de divulgacao do evento

Material de divulgacao do evento

Esse ano o calendario de atividades foi bem variado: artistas irlandeses nos diversos pubs da cidade, encenacoes no “Teatro Municipal”, exposicoes de artes nas duas galerias de Sligo, algumas feiras ao ar livre, entre outras. As atracoes musicais eram pagas, assim como as pecas de teatro, mas em compensacao, todo o resto era FREE.

Como a maioria dos eventos free aconteceram no periodo da tarde ou da manha, tempo esse que eu estou no escritorio, nao pude participar de todos. Fora isso, muitos eventos eram voltados para as criancas, como storytellings e workshops sobre pintura e arte com artistas irlandeses.

Eu mesmo, sò participei ativamente do evento no final de semana, mas observei a movimentacao extra na cidade desde quarta (10/07). No sabado, depois da minha aula de surf em Bundoran (post em breve), voltei pra Sligo correndindo pra poder curtir a “The Italian Quarter Street Party“.

Cheguei um pouco atrasado no Italian Quarter, mas pelo que pude notar, a festa ainda estava rolando. Tinha uma banda tocando, todas as mesas e cadeiras dos restaurantes estavam pro lado de fora, tinha barraquinha de barbeque para os interessados, um artista pintando a cara da criançada e muitas bandeirinhas penduradas. Eu nunca vi o Italian Quarter tão lotado!

cairde festival (2)

Ainda no sabado, la pelas 22h, fui conferir o “Festival Club” que estava rolando no McGarrigles e depois fui pra Toffs. Como eles costumam dizer: “was so much fun“.

A cereja do bolo foi o evento que aconteceu no domingo a tarde, no Peace Park. Pra celebrar o 10º aniversario do festival, eles resolveram recriar o “Olde Worlde Circus Carnivale” em Sligo. Com direito a magico, malabaristas, animais, baloes e tudo mais. Como a equipe do evento disse: “resolvemos fazer uma coisa unica“. E eles conseguiram.

cairde festival (20)

O Peace Park estava lotado! Claro, a parte mais lotada era a “praça de alimentação”. Tinha barraquinhas de comida de todos os tipos: doces, bolos, sucos, cerveja, chá, cachorro quente, barbeque, hamburguer e até salada! Além das deliciosas comidinhas, tinha: malabaristas, teatro de bonecos, banda, brincadeiras de vários tipos, atores espalhados por todo o parque interagindo com todo mundo, palhaços e cachorros, muitos cachorros.

Assim que cheguei, encontrei a Zoe e os amigos dela, me juntei a eles e logo depois, encontrei o Liam. Acabamos ficando todos juntos.

O evento me lembrou muito aqueles eventos que a gente sempre vê em filme americano que se passa em cidade pequena, sabe? Que tem brinquedos, brincadeiras, cachorro-quente, algodão doce, vizinho fofoqueiro, madame, bebê e cachorro. Se você fez o link agora com algum filme que você viu que tinha um evento desse acontecendo, você já sabe exatamente como foi esse evento por aqui.

Foi muito legal ver de perto um evento tão local e ao mesmo tempo, tão internacional como esse.

Outra coisa, que acho que já falei aqui, mas se não falei, falo agora. A Irlanda é um país muito jovem e num evento como esse, pela quantidade de crianças correndo, brincando, em carrinhos, no colo e etc, qualquer um pode comprovar que isso é verdade.

Tinha muita criança e elas estavam muito felizes! Com as caras pintadas, com sorvete nas mãos, correndo pra lá e pra cá, rolando na grama, andando descalça e principalmente, sem blusa!

O irlandês não tem tempo bom sempre, mas quando tem…eles sabem aproveitar!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

4 comentários sobre “Cairde Arts Festival

  1. Que bacana! Adoro a Irlanda por isto! Há uma série de feirinhas deste tipo “Americana” (momento Gilmore Girls total). 🙂 Em Dublin elas são mais cheias de turistas, mas pelo jeito o clima de Sligo deve ser bem familiar! Beijinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s