Reino Unido: amor ou ódio?

Eu sempre disse que Londres era a minha cidade preferida no mundo inteiro, sempre gostei também de tudo que vem de lá: banda, artista, filme, escritores e etc. Harry Potter, Beatles, Oasis, Sherlock Holmes, Adele, Jessie J. e One Direction tão aí pra provar.

Porém, desde que cheguei na Irlanda e me apaixonei perdidamente por esse país e essa cultura, aprendi a ver a Inglaterra por um outro ângulo e hoje, sem sombra de dúvidas, eu prefiro a Irlanda. Isso não muda o fato de Londres ser fantástica, ok?

Um dos meus objetivos na Irlanda é viajar pela Europa, mas até agora eu só viajei pela Irlanda e pelo Reino Unido, o que foi bom pra eu poder escrever esse post. Estive em Belfast, na Irlanda do Norte; Edimburgo e Glasgow, na Escócia e Liverpool e Londres, na Inglaterra. Infelizmente, ainda não fui ao País de Gales, mas fiz a lição de casa e li bastante coisa na interwebs.

Essas viagens só confirmaram e fundamentaram esse “ódio” ao Reino Unido. Vou explicar o porque.

Tanto a Irlanda do Norte, quanto a Escócia e Gales tem a sua própria história, o seu próprio idioma, os seus próprios reis, os seus próprios costumes e tudo mais. Se você um dia for à Escócia, você vai ver como eles são orgulhosos de sua história, seus costumes e de sua bandeira. A bandeira da Escócia está em todo lugar e divide espaço com a do Reino Unido. As lojas de souvenirs vendem coisas da Escócia e não do Reino Unido. Claro, tem coisa do Reino Unido, mas o foco são as coisas da Escócia.

No walking tour que fiz, o escocês que conduzia o grupo, toda vez que se referia aos ingleses fazia alguma piadinha e ainda disse que mesmo a Escócia sendo UK, eles não dizem que são british, eles dizem que são scottish. Ele disse também que hoje a richa é menor, pela política UK, mas que no fundo, a Escócia não curte o vizinho grande e mandão, devido aos inumeros conflitos do passado. Uma das historias que ele contou foi que no cemiterio de Greyfriars, em Edimburgo, tem um muro construido para proteger o povo dos bombardeios dos ingleses e que, no cemiterio todo, tem mais de VINTE MIL escoceses que foram mortos por eles e que simplesmente foram jogados ali, sem direito a uma cova decente.

Na Irlanda do Norte acontece o mesmo, mas lá é um pouco mais difícil, porque como eu disse no outro post, eles ainda estão sem identidade. Não são Irlanda, mas também não são Grã-Bretanha, são tipo um filho adotado, mas que se sente rejeitado. Não faz parte. A localizacao da Irlanda do Norte no mapa reflete bem a situacao da Irlanda do Norte na realidade – no meio.

Gales, tem uma historia ainda mais triste. Ja que o pais e muito pequeno e infelizmente, muito fraco comparado ao poder do vizinho grandao, foi um dos que mais sofreu ate fazer parte do Reino Unido. Inclusive, em 1301, quando Gales perdeu a guerra e virou UK, o Rei Edward I disse os galeses que, um dia, um gales nao falante de ingles seria o Rei do Reino Unido. Anos depois, seu filho Edward II nasceu em Gales e por nao falar ingles, foi nomeado Principe de Gales. Titulo esse que permeia ate hoje, sendo o titulo oficial do principe herdeiro. Hoje ele pertence a Charles, Principe de Gales, futuro Rei do Reino Unido, que quando virar Rei (tchau Elizabeth) ira passar o titulo para o primogenito, William.

Na verdade, a Inglaterra é o Reino Unido. Em Liverpool e em Londres eu quase não vi a bandeira da Inglaterra, a não ser em coisas de esporte, era só a do Reino Unido. As lojas vendiam coisas do Reino Unido e não tinham shortbread Walkers nas lojas, só chá inglês! BRINKS

Reino Unido
Reino Unido

Isso porque a história da Inglaterra é essa: país mandão que dominou o mundo por um tempo e ainda quer dominar.

Os portões do Palácio de Buckingham confirmam isso, pois tem bem grande pra qualque cego ler os nomes: Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, e Canadá. Sem contar as diversas bandeiras do Parlamento Inglês que contém a bandeira do Reino Unido, entre elas: Austrália, Nova Zelândia e Ilhas Malvinas.

No fundo, a Inglaterra e os ingleses são uns fanfarrões que subjulgaram um monte de países e mataram milhares buscando aumentar seu reinado. Impuseram seu idioma e sua cultura e ainda são adorados pelo resto do mundo. Mundo esse que olha pro Reino Unido e só vê a Inglaterra e Londres, como se Escócia, Gales e Irlanda do Norte não existissem.

O Reino Unido apaga os outros países e apenas enaltece a Inglaterra. Muita gente chega a pensar que o Reino Unido é um país só. E não é!

Não tiro o mérito deles – quem sou eu pra tirar mérito de algo – de terem tido cacife e poder pra fazer tudo isso, eles realmente são fodas. O domínio britânico pode ser comprado ao Império Romano. Gregos, Romanos e Ingleses, os 3 maiores impérios do mundo. Sem contar que o inglês é um idioma universal devido a todo esse dominio e a esse imperio.

Eu sei disso, só queria desabafar e dizer que agora eu concordo com meus amigos irish quando eles dizem “I hate english people and I hate the UK“.

Estar aqui, vivendo em um país onde esse “orgulho britânico” e essa necessidade de poder dos ingleses feriu tanto, me fez ver as coisas por outro ângulo. Porque, por mais foda que eles sejam e ainda são, eles ainda são monarquia. E monarquia é egoísta e só pensa em si. Game of Thrones ta ai pra gente ver na pratica.

Desculpem-me pelo post gigante. 🙂

Anúncios

4 comentários sobre “Reino Unido: amor ou ódio?

  1. Nossa, fnalmente alguém daqui que acha isso! =) Sempre tive certo resquício não resolvido de raiva por essa dominação, mas achei que era rebeldia kkkkkkk afinal todo mundo ama Londres e Londres é tudo kkk
    Rick, mudando de assunto, conheci seu blog porque vi que vc postou no blod da Tarsila “Vida Na Irlanda”, que mora em Sligo. Eu estou indo morar nessa cidadezinha encantadora, dia 27/08, pelo Ciencias Sem Fronteiras e gostaria de obter mais informações….
    Se puder passar seu face, por email: op.pamela@hotmail.com, eu agradeceria demais…

    Bjaummmm, Pamela

    1. Oi, Pamela.. Pode contar comigo, sim! Aqui no blog mesmo eu ja postei bastante coisa sobre a cidade, vc podia dar uma lida e ver se ja tira algumas duvidas. Se elas ainda permaneceram, pode me procurar.. E qdo vc estiver aqui, vamos nos conhecer.

      Bjo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s