Bonfire Day

Domingo teria sido um dia absolutamente normal em Sligo se não fossem por duas coisas: 1) a visita super legal de Bárbara, Richard e Bia à minha cidadezinha de brinquedo e 2) uma fogueira gigante na frente da minha casa.

Vou falar sobre a fogueira.

Estávamos voltando pra casa depois de uma dia exaustivo e muito divertido, quando vimos uma fogueira ENORME acontecendo bem na frente da minha casa (naquele gramado bonito que eu sempre tiro foto sentado e lendo) e uma multidão de irishs excitadíssimos se divertindo horrores olhando tudo queimar.

Fogueira de Sao Joao?

Fogueira de Sao Joao?

Cheguei a pensar que estava rolando Festa Junina na rua e eu não havia sido convidado. Mas não era. Era só fogueira mesmo. Com tudo dentro: sacolas com coisas velhas, roupas velhas, tênis, madeira, carrinho de supermercado e até bicicleta.

Ficamos sem entender o porque daquilo e o Richard fez o irish-entendido-da-própria-cultura e explicou que esse tipo de fogueira é uma tradição irlandesa e é chamado de “Bonfire Day”. Resumindo, é aquele dia do ano que os irishs podem fazer uma fogueira na rua ou no barrio e queimar todas as tranqueiras e trinquilharias de casa sem os vizinhos encheram o saco por eles estarem destruindo a camada de ozônio.

Além de se livrar das coisas de um jeito mais fácil medieval, a criançada se diverte muito (criança adora fogo) e de quebra assa uns marshmallows ao redor da fogueira.

Fui googlar e descobrir que esse costume é um evento anual dedicado a queima de itens, fogos de artificio e celebracoes. Diferentes culturas e tradicoes celebram o “Bonfire Day” em diferentes dias. Uma das mais populares celebracoes acontece no Reino Unido, incluindo Irlanda do Norte e também na Irlanda. Na Irlanda e celebracao acontece no dia 23 de junho (domingo) e é tambem conhecida como “St John’s Eve”.

O “Bonfire Day” me lembrou de quando eu era criança e fazia fogueira com os amigos da rua e ao invés de assar marshmallows, assava batata enrolada no papel alumínio e depois comia com sal.

Ps1: Xixi na cama mandou lembranças para as “irish mommy” de Sligo.
Ps2: Não sei se eu veria esse tipo de coisa em Dublin, caso eu ainda morasse lá.

Anúncios

4 comentários sobre “Bonfire Day

  1. Rick, teve aqui em Dublin sim. Ano passado, quando morava em Rathmines, nao vi essas coisas acontecendo. Agora que moro nesse arraso do Crumlin eu vejo essas coisas. Aqui fizeram um amontoado de lixo gigante com tudo isso que voce falou e muito mais (colchao, latao de lixo roubado das casas, etc). Infelizmente quando eu vi estava de noite e nao consegui tirar foto…eu soh nao sabia que essa “coisa linda” tinha dia e nome pra acontecer :S (as criancas aqui fizeram quase que durante a semana inteira que antecedeu o Halloween e no dia 31 que teve a foqueira gigante)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s