IT Sligo e Ciência Sem Fronteiras

O Ciência Sem Fronteiras é a bola da vez do governo brasileiro. O programa incentiva alunos que ainda estão na faculdade a complementarem a sua graduação com a chamada “graduação sanduíche”. Esse tipo de graduação consiste em estudar um tempo no Brasil, um tempo fora e se formar no Brasil. O único compromisso do beneficiado é, depois de voltar do país estrangeiro, permanecer no Brasil pelo mesmo tempo ou o dobro do tempo que ficou fora.

Pra se inscrever o interessado deve esperar pelas chamadas, que são semestrais, ir até o site, efetuar sua inscrição e esperar ser selecionado. Os principais países que participam do programa são: Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, Reino Unido e Austrália.

Se você quiser saber mais sobre o programa, clique aqui.

Tenho vários amigos que já foram beneficiados com esse programa. A maioria deles esta em Portugal e na Espanha, mas também tenho amigos indo pra Austrália e pros Estados Unidos.

Na Irlanda, até o começo de 2013, apenas o Trinity College fazia parte do acordo e oferecia somente os cursos de PhD. Recentemente, outras universidades irlandesas aderiram ao programa, entre elas o IT Sligo.

O IT Sligo é um dos principais Institutos Tecnológicos da Irlanda e tem mais de 6 mil alunos, de mais de 25 países diferentes em seu campus. A escola de inglês que eu estudo funciona dentro do campus e eu sei que a IT tem uma estrutura de deixar muita faculdade brasileira de queixo caído.

Pra facilitar o acesso a informação sobre o programa Ciência Sem Fronteiras no IT Sligo, eles lançaram uma página em português com todas as informações necessárias para os interessados. É só clicar aqui.

Para o ano acadêmico de 2013/2014 o IT Sligo vai oferecer bolsas de estudos nos seguintes cursos: BEng (Hons) in Mechanical Engineering, BSc (Hons) in Environmental Science e Bachelor of Business (Hons).

Esse vídeo abaixo contém dados bem interessantes sobre o estudo e a vida estudantil na Irlanda, vale o play.

Tenho recebido bastante e-mail, comentário e algumas inbox no Facebook de pessoas interessadas em saber mais sobre a vida em Sligo e sobre o IT. Vou tentar nos próximos posts trazer mais alguns detalhes pra vocês.

Se você leitor, tá afim de vir pra Irlanda e ainda está na faculdade, aproveite essa oportunidade e se inscreva no programa. Pode ser que agora o IT não esteja oferecendo bolsas na sua área de atuação, mas não desista, muitas outras universidades estão participando. Além disso, o IT Sligo tem mais de 50 cursos, um deles pode ser o seu.

Anúncios

3 comentários sobre “IT Sligo e Ciência Sem Fronteiras

  1. olá rick!!
    Primeiramente quero parabenizar pelo blog , estou leio tudo o que eu encontro sobre sligo tenho muitas duvidas sobre a cidade.
    Estou indo para sligo pelo ciência sem fronteiras em setembro e adorei ler a sua matéria não tinha encontrado nada falando do IT sligo especificamente
    eu gostaria de saber se o campus é grande?? e se fica afastado do centro de sligo??
    Ainda não sei nada referente a acomodação estou preocupado quanto a isso,se vc pudesse me esclarecer
    Desde já agradeço

    • Oi, Johnathan! Bom, posso te ajudar sim, cara.. Vamos là..o campus è relativamente grande comparado a faculdades particulares do Brasil, mas perde feio para as publicas…mas mesmo nao sendo mto curto, è tudo mto novo e de primeira!

      O IT fica a 15 min andando do centro de sligo, mas nao se preocupe…Sligo è um ovo! Tdo fica perto de tdo..

      Sobre acomodacao, a IT tem uma acomodacao propria dentro da faculdade e uma que fica quase do lado..fora essas, vc pode morar em qq lugar da cidade, q vc chega la rapidinho.

      Eu moro 15 minutos andando do IT e 10 do centro..

      è mais barato morar na cidade do que na acomodacao da faculdade..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s