Yeats Day

Vamos começar do começo e conhecer o cara que tem um dia pra chamar de dele?

William Butler Yeats, ou simplesmente Yeats [yeitis] foi um escritor, poetista e dramaturgo irlandês (1865-1939) nascido em Dublin e um dos grandes nomes da literatura nacional irlandesa. Ainda na infância, ele e sua família mudaram de Dublin pra Sligo, já que sua mãe era daqui e sentia muito a falta do clima de interior da cidade. Foi aqui em Sligo que ele começou a despertar sua paixão pela literatura e pela política.

Yeats morou ainda em Londres – onde fez faculdade – e também um tempo na França, mas era em Sligo que ele tinha o seu porto seguro e era aqui que ele realmente chamava de casa. Ele também chegou a ser senador na Irlanda e foi um dos fundadores do Abbey Theatre, que existe até hoje em Dublin.

Devido a sua paixão e a de sua família por Sligo, a cidade hoje é conhecida como “Yeats County” e possui muito orgulho de seu cidadão famoso e influente. Uma das provas dessa orgulho é a estátua de Yeats bem no centro da cidade e a fundação do “The Yeats Society“, que além de preservar e manter viva a história do escritor, promove cursos e palestras eventualmente sobre a obra de Yeats. Inclusive, faz parte do Gathering.

Outra coisa interessante é o trabalho do “Yeats Experience Sligo“, que busca mostrar como foi a vida de Yeats em Sligo e levar o turista a viver um pouco disso.

Yeats

Yeats

Antes de vir pra Sligo eu nunca tinha ouvido falar do Yeats, mas como via o nome dele em vários lugares por aqui, acabei ficando curioso e fui investigar. Cheguei a ir no “The Yeats Society” e é bem legal e semana passada até comprei um livro de poemas dele. RICK CULTO

Mas vamos ao que interessa, ontem (13 de junho) seria ao aniversário de 148 anos de Yeats e por isso, foi comemorado o Yeats Day em toda a Irlanda Sligo!

A festa durou o dia todo e contou com diversas atrações pela cidade, entre elas: leitura de poemas de Yeats em vários pontos; uma feira de rua com artesanato, livros e crianças de cara pintada; bexigas, algodão doce, cachorro quente e cerveja; bandeirinhas de festa junina; placa pra tirar foto com o Yeats e música, muita música.

Fim da feira

Fim da feira

Eu cheguei na feirinha bem no finzinho e não deu pra aproveitar muito, mas em compensação fui conferir de perto o som que estava rolando no The Abbey e não me arrependi!

Além das festividades na cidade, rolou o dia todo a hashtag #yeatsday no Twitter e a galera se divertiu bastante.

Pra fechar, deixo o vídeo de apresentação da “The Yeats Society” e o link do poema “The Stolen Child”, um dos poemas mais famosos de Yeats, que inclusive, segundo a Zoe, foi escrito quando ele vivia em Sligo.

Anúncios

4 comentários sobre “Yeats Day

  1. Pingback: Sligo Flea Market | Livin' La Vida…Rick!

  2. Eu já tinha ouvido falar de Yeats bem antes de vir pra cá, mas não sabia que ele tinha vivido em Sligo e tal.

    O detalhe legal é que o irmão dele era pintor, ô família talentosa!

    Esses festivais em cidade pequena são muito fofos! Adorei as fotos!

  3. Pingback: Yeats Vintage Day | Livin' La Vida…Rick!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s