Sou publicitário, mas também sou designer e antes dos dois, sou comunicador. Sou daqueles chatos que vê publicidade em tudo, que não entra na loja se a fachada for feia, do tipo que não lê jornal, lê anúncio. Ou pior, aquele tipo que sempre tem uma ideia melhor pro cardápio da lanchonete e que sempre vai achar que a fonte usada não encaixou no layout.
Uma criatura dessas, como eu, não iria deixar passar batido as propagandas irlandesas.
No geral, a comunicação visual na rua é horrível. Com exceção às lojas mais tradicionais, que usam aquelas letras caixas douradas em um fundo preto, roxo, verde musgo e que deixam a cidade com mais cara ainda de Harry Potter. Os materiais impressos, revista, jornal, flyer e etc, tem uma qualidade gráfica bem legal e o design é muito bem-feito.
Mas a estrela, pra mim, são os comerciais de TV. Confesso que quase não assisto TV local aqui, vejo bem pouco mesmo. Em compensação, vou toda semana no cinema e acreditem amigos, aqui tem mais comercial do que trailer.
Um vídeo que me chamou bastante a atenção foi o criado pela Eletric Ireland pra campanha 2013. Dá o play e veja por você mesmo.
.
Emocionante, né?
Sem dúvida, esse foi um dos vídeos publicitários mais emocionantes que vi na vida. Ele conseguiu, com situações simples do dia-a-dia, captar todo o sentimento de “proud to be irish” que o irlandês tem. O vídeo não é massante e faz qualquer um refletir nas diversas formas de poder que a vida tem.
É, a propaganda irlandesa também faz bem-feito,
Por essas, e por outras, que quando eu voltar eu quero fazer publicidade!