The Gathering Ireland

A Irlanda foi um dos primeiros países europeus a sofrer o impacto da crise econômica na Europa, isso lá pra meados de 2007, quase 2008. Mas foi em 2008 que a coisa ficou feia e a Ilha da Esmeralda, até então também conhecida como Tigre Celta, perdeu os dentes o título.

De lá pra cá, a coisa só piorou. Muitos irlandeses perderam seus empregos, o país cortou gastos e benefícios de todos os lados e é muito comum encontrar irlandês reclamão por aí dizendo que agora tudo está muito ruim, que o país esta quebrado e que ele sente falta do “tempo das vacas gordas”. Fora isso, MUITOS deles imigraram para outros países. Mas assim, muitos mesmo.

A quantidade de irlandeses que deixaram a Irlanda de 2008 pra cá é assustadora. Segundo essa matéria VELHA do Irish Times, foram mais de 46.500! Acredito que agora o numero seja bem maior. Os principais países que os recebem são: Austrália, Nova Zelândia, USA, Canadá e também, Reino Unido.

Zoe, minha co-worker, sempre me conta historias de amigos delas que imigraram para algum desses países e praticamente todos os dias a gente ouve alguma história nova na radio sobre algum irlandês que imigrou. Eles vão principalmente pra Austrália e pra Nova Zelândia – em busca de um clima de verão, eu acredito.

Quando eu morava na casa do Steve, o Carl (rapaz irlandês que morava lá) estava cumprindo seus ultimos dias de trabalho, porque ele estava indo pra Nova Zelândia. Meu outro amigo de Sligo, o Ían, nao sabe falar de outra coisa a não ser dos bons tempos que sua família vivia e da vontade que ele tem de IR EMBORA DA IRLANDA! Também tem o Jack, outro amigo irlandês de Dublin, que está de mudança pros USA em fevereiro e não posso esquecer do irish boy que está com passagens compradas pra sunny Austrália, como ele diz.

Ou seja, quem conheceu o tempo bom, das vacas gordas e da economia super aquecida, não quer ficar aqui. Quer ir pra um lugar melhor, com mais oportunidade. E o engraçado é que os outros países da Europa, mais quebrados do que a Irlanda, estão imigrando pra cá! Visto a quantidade de espanhol que tem EM TODA PARTE do país. Engraçado, né?

Os irlandeses estão indo embora porque acreditam que aqui não está bom, fazendo isso, eles deixam espaço no seu país pra que gente do mundo todo venha pra cá, por que em seus respectivos países também não está bom. Aquele ciclo vicioso de “a grama do vizinho é melhor do que a minha”.

On the other hand, desde 2012 a Irlanda tem conseguido respirar melhor e aos poucos, vem saindo da crise. 2013, é um ano de grande promessa pra economia irlandesa e pro povo irlandês. Acreditando que, de fato, o melhor está por vir, o governo irlandês resolveu chamar de volta os irish que imigraram. Back home, people!

Welcome home

Welcome home

Em 2013, foi lançado em toda a Irlanda o programa “The Gathering Ireland 2013“. Que nada mais é do que um convite para quem foi embora voltar e uma promessa de boas-vindas muito boa. Por A + B o governo quer provar, através do Gathering, que vale a pena voltar pra casa. Que o pior já foi e que juntos, eles podem fazer mais.

Nao é lindo, gente? CHOREI

O Gathering também faz parte de um enredo maior, que inclui a participação efetiva da Irlanda na Presidência da Comissão Européia durante o primeiro semestre de 2013.

O site está recheado de histórias, de fatos e claro, de motivos para que eles voltem pra casa. Durante todo o ano vários eventos aconteceram e irão acontecer em função do Gathering. Até Sligo está participando! É um reforço pra que eles voltem pra casa, que não esqueçam quem são, de onde vieram e de que, sem eles, a Irlanda não existe. A promessa é entrar 2014 com o pé direito e com grande parte dos imigrantes de volta.

Emocionante. Eu sei. Agora pode enxugar as lágrimas e não reclame do Brasil, bata no peito e diga: “Orgulho de Ser Brasileiro“. Ao invés de reclamar, vamos aprender com esses lindos e fazer como eles.

Ps: E como tem lindo nessa terra, viu. Benzadeus.

Anúncios

2 comentários sobre “The Gathering Ireland

  1. Muito interessante, Rick!
    Engraçado como as pessoas de fora enxergam a situação de maneira diferente. Por exemplo, a gente sempre acha que o Brasil tá mal, que a situação tá ruim e tal. Só que todos os irlandeses que conheci aqui me disseram: “nossa, Brasil! o Brasil tá numa situação econômica muito boa”. Ué, mas eu tava lá e não acho que tava boa.
    De qualquer forma, muito interessante esse programa do Gathering – tem propagando em tudo que é canto aqui! Acho bacana esse lance de querer as pessoas aqui de volta. Será que tá dando certo?

  2. Explicou de forma clara e objetiva, gostei! Utopia ou não, imagino o Brasil cheio de imigrantes europeus em 10-20 anos. Será que brasileirada volta pro Brasil?
    E, Rick, povo bonito onde? Irlandesada de peke rosa e dente podre, eu hein… hege

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s