Irlanda: províncias e condados

A Irlanda é bem menor do que o Brasil e pra vocês terem uma ideia de como ela é pequenininha, vamos fazer uma comparação: a Ilha da Esmeralda ~todinha~ tem 70.273 km² e só o ESTADO de São Paulo tem 248.209 km².

Já deu pra ver que ela é minúscula né?

O Brasil corresponde a uma área 8.515.767 km² e possui um Distrito Federal e 26 estados, sendo o menor deles o estado de Sergipe, com 21.910 km². RICK ALÉM DE CULTURA É GEOGRAFIA

A divisão irlandesa é um pouco diferente da divisão brasileira, já que aqui não existem estados. A Irlanda é dividida em províncias e condados. Vamos começar pelas províncias, que são 4 e cortam a ilha em 4.

São elas:
1) Connaught, cuja capital é Galway.
2) Munster, cuja capital é Cork.
3) Leinster, cuja capital é Dublin.
4) Ulster, cuja capital é Belfast.

A última, província de Ulster, fica 90% na Irlanda do Norte e só 10% na República da Irlanda, mas como a divisão foi criada antes da Guerra, mantém-se assim até hoje, apenas separando o que é de lá e o que é de cá.

Irlanda: províncias e condados
Irlanda: províncias e condados

Dentro de cada uma dessas províncias, nós temos os condados. Que são algo similar aos estados brasileiros, tirando o fato de serem ridicularmente menores. Já falei aqui que a Irlanda só tem duas cidades, lembram? Os condados servem para organizar as outras tantas e inúmeras “mini-cidades” no país.

Por conta disso, é muito comum ver endereços como esses abaixo na Irlanda:
Malahide, Co. Dublin, Leinster, Ireland. ou Strandhill, Co. Sligo, Connaught, Ireland.

O primeiro seria correspondente ao nome da city, large town, town, small town ou village, o segundo a qual condado ela pertence, o terceiro a qual província e o último, ao país. No geral a província não aparece, mas pode ser que apareça também.

Resumindo, a Irlanda tem, além das 4 províncias, 32 condados.

Os condados recebem o nome das maiores “cidades” presentes nele. Sligo, onde eu moro, é a principal cidade do condado de Sligo, que fica na província de Connaught. Isso mesmo, Sligo tem 20k habitantes e é a principal cidade do condado. Imaginem o tamanho das outras ao redor?

Anúncios

11 comentários sobre “Irlanda: províncias e condados

  1. Thanks for your write-up. One other thing is when you are selling your property yourself, one of the problems you need to be cognizant of upfront is when to deal with household inspection reviews. As a FSBO vendor, the key about successfully moving your property along with saving money upon real estate agent commissions is know-how. The more you already know, the better your home sales effort might be. One area when this is particularly significant is inspection reports.

  2. Embora seja quase sempre assim nem sempre os condados da Irlanda têm o “nome” da sua cidade maior, exs: county Kerry = Tralee, county Clare = Ennis
    A população irlandesa já foi mais numerosa no séc XVII ou XVIII em comparação com as décadas mais próximas, razões as Grandes Fomes e mortandades que lhe sucederam, e também por consequência a emigração em massa para todos os cantos do império britânico.
    As províncias foram criadas antes da guerra, qual guerra?
    Não quer comparar a escala da Irlanda com o Brasil pois não? Sabendo que há municípios brasileiros maiores que alguns países europeus, que sentido faz essa comparação ou até a comparação populacional?
    Faltou explicar que na República da Irlanda ou Éire ficam 26 condados do total de 32, onde os 6 condados do norte (do Ulster) fazem parte da província da Irlanda do Norte integrada na Grã-Bretanha.
    Noutro post afirma que os irlandeses não participaram nas duas guerras mundiais, enquanto país é parcialmente verdade. Em 1914 faziam parte do império britânico e havia muitos voluntários e regimentos inteiros de irlandeses, e em 1939 já eram um país “parcialmente” independente (o Irish Free State) e neutral mas o Reino Unido nunca deixou de aceitar voluntários irlandeses
    Um pouquinho mais de rigor e exactidão não fará mal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s