Sligo é uma cidade pequena e que possui um certo clima medieval nas ruas. Mas mesmo sendo pequenininha e quase sem prédios, ela consegue ter algumas coisas modernas, exemplo disso é o hotel Glasshouse, que parece uma casa de vidro e o The Model.
O The Model é o espaço cultural mais moderno de Sligo, ele abriga, além da área de exposições, uma cinema, um bistrô, uma livraria e um café. Lá acontecem exibições e exposições artísticas, festivais de música e dança, cinema e teatro, feiras e o que mais for interessante.

Além disso, o The Model é o lar da “The Nilland Collection“, exposição interina de arte made by artistas irlandesas. Isso mesmo, somente mulheres irlandesas. Cada mês uma artista diferente expõe o seu trabalho em um espaço especialmente dedicado a elas.
Entrar no The Model é como sair de Sligo. O interior do lugar é totalmente diferente de tudo que se tem na cidade. É bem futurista e muito clean, me lembrou um pouco os espaços dos SESC’s de São Paulo.
Antes do The Model ser como é hoje, ele era uma escola de arte do século XIX, construída em 1862 e chamada de Model School. O espaço foi totalmente reformado por dentro, mas manteve as características da arquitetura da época por fora. Por isso, ele literalmente possui os dois: clima medieval e modernidade.
Toda a programação do The Model pode ser vista no site e as redes sociais são atualizadas constantemente. Ah, os filmes que passam no cinema são cult, claro. Hollywood só no outro.
O The Model é tipo o SESC de Sligo, só vai gente descolada, bonita e inteligente e quem fica ligado nas atualizações sempre tem algo interessante pra fazer.
Cool! Adoraria ver um filminho lá.
Só gente fina, elegante e sincera, como você!