The Abbey

O The Abbey é uma igreja em ruínas construída no ano de 1253 pelo irlandês Maurice FitzGerald, mesmo homem que alguns anos depois fundou a cidade de Sligo. A tradução literal para “The Abbey” seria “A Abadia”, que é uma espécie de convento.

A entrada para o The Abbey custa o valor simplório de € 1 para estudantes e dura cerca de 1h. Não tem guia, mas na entrada você recebe uma folha A4 plastificada contando detalhe por detalhe de cada espacinho da ruína igreja.

Aproveitei um sábado de sol para fazer o turista e fui lá conferir – fica só 4 quadras da minha casa. É impressionante! Esse intercâmbio me fez ser ainda mais apaixonado do que eu já era por história. Chego até a pensar que escolhi a faculdade errada – eu daria um bom professor de história.

The Abbey - Sligo
The Abbey – Sligo

Assim que você entra no The Abbey, já é possível sentir o peso histórico que aquele lugar carrega. As ruínas, as inscrições nas pedras, as passagens “secretas”, as torres, as masmorras. É tudo muito lindo e ao mesmo tempo, muito macabro. Como toda boa igreja medieval tem que ser, né?

O The Abbey, junto com o Castelo de Sligo, eram as propriedades mais importantes da cidade e ambas perteciam a família FitzGerald. Como naquela época qualquer coisa era motivo de briga e as disputas por terra eram muitos comuns, Sligo foi saqueada e reconstruída diversas vezes. No século XIX, um dos FitzGerald, cansado das disputas, ateou fogo e destruiu o The Abbey, para que ele não fosse tomado pelos ingleses. E assim ele ficou até hoje.

Bram Stoker, autor do livro “O Drácula” se inspirou no The Abbey para criar a história de seu personagem mais famoso. Isso porque sua mãe, Charlotte Thornley, nasceu em Sligo e Bram chegou a morar aqui por alguns anos. Durante essa período, sua mãe lhe contava histórias macabras a respeito do The Abbey, contos esses que serviram de inspiração para sua mais famosa criação.

O The Abbey abriga o único altar-mor, esculpido no século XV, que ainda resta em uma igreja monástica irlandesa. Não sabe o que é altar-mor? Google it!

Interessante, né?

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

2 comentários sobre “The Abbey

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s