A entrevista e o teste no café me fizeram começar a ver uma saída aqui em Dublin. Já que está tão difícil conseguir um emprego na minha área e eu não tenho nenhum tipo de qualificação em outra coisa, vou correr atrás do prejuízo e fazer algum curso de algo que tenha demanda por aqui.
Pesquisando na internet encontrei um curso (que parece ser bacana) de “Barista”. Barista, pra quem não sabe, é o nome do profissional que faz cafés e bebidas baseadas em café (cappuccino, machiato, latte, americano e blablabla). Profissional esse muito requisitado por aqui, já que tem um café diferente e mais charmoso do que o outro em cada esquina de Dublin.

Dias atrás, fui até a escola para pedir mais informações e fui atendido por uma japonesa. Odeio japoneses falando inglês, só. Ela me disse que o curso acontece todos os sábados, é full-time e custa € 150,00. A próxima turma disponível é só no dia 06/04 e só tem mais uma vaga!
As vagas são escassas porque o curso só pode ter 6 alunos por turma, já que todos precisam aprender a mexer nas máquinas e a preparar as bebidas. Por esse motivo, eu espero mais uma ou duas semanas.
Volto aqui pra contar como foi!
Cara, um amigo me falou desse curso mas até hoje não conheci alguém que tenha feito. Você chegou a fazer? Vale o investimento?
Valeu
Oi, Edu! Cara, eu não cheguei a fazer…estava com a grana, mas na semana que eu iria me matricular eu perdi o trmpo do café e aceitei o trampo de Sligo..a.cabei usando a grana pra pagar o depósito e agilizar as coisas da mudança Dublin/Sligo. Tb não conheci ngm que fez, mas acredito que valhe a pena pra quem não sabe nada…ao menos é um ponto positivo no CV pra conseguir um trampo de barist..que tá cheio por aí.
Boa sorte se voce for fazer!! =)
Blz Ricardo! Valeu por responder.
Ontem vi no Facebook uma brasileira oferecendo o mesmo curso, numa outra cafeteria mas bem mais em conta, 25 euros mas não tem certificado. Acho q vou fazer esse. Se tiver resultado eu te dou um feedback.
Dei uma olhada no seu blog, vi que vc é designer, eu tbm sou mas minha formação é em design digital. Já procurei emprego aqui em Dublin na área mas pra qualquer coisa com digital exigem um bom nível de inglês (o meu é intermediário). Ai procurei pra graphic designer, são bem raras. Foi difícil pra vc achar esse emprego?
Valeu
Oi, Edu…Desculpa a demora em responder.. Olha, acho que tanto digital quanto gráfico exigem o mesmo nível de inglês..você tem que ser capaz de entender perfeitamente tudo o que te falarem e de responder (não perfeitamente, mas claramente) a qualquer questão que for levantada… Eu te indicaria dar um up no inglês rápido.enquanto isso, trabalhe seu portfólio..Portfólio bom, experiência e inglês, tem espaço.
Vejo gente reclamando…gente com portfólio meia boca e inglês meia boca..dai não dá.
Eu tenho cidadania UE, o que ajudou bastante na minha contratação…mas com cidadania ou não, gente boa conhece espaco!
Não desiste! = )
Acho ótimo! Vai te dar mó experiência e conhecimento bons pra ter melhor desempenho nos cafés! Manda ver! 😉