The Secret of Kells

Uma das coisas que eu mais amo na Irlanda, além das belas paisagens, é a riqueza de detalhes da sua cultura e principalmente, da sua mitologia. Incluo aqui as diversas lendas e mitos celtas, vikings, druidas e etc.

Essa forte cultura mitológica inspira muita gente ao redor do mundo e já falei aqui que acredito até que a mitologia irlandesa tenha influenciado gente BEM GRANDE!

Um estúdio irlandês, em parceria com belgas e franceses, resolveu beber dessa fonte e criou uma linda animação chamada: “The Secret of Kells“. Uma animação irlandesa, que em 2010, concorreu ao Oscar de Melhor Animação junto com “Up – Altas Aventuras”, “A Princesa e o Sapo” e “Coraline e o Mundo Secreto”.

Na história, conhecemos Brendon, um garoto irlandês, ruivinho de olhos azuis, de 12 anos que vive em uma pequena vila no interior da Irlanda. Brendon é orfão e mora com seu tio, que é o monge superior e muitos outros monges, padres e freis. Seu tio, Abbot, não pensa em nada mais além de construir uma grande muralha para cercar a cidade e proteger seu povo do ataque dos vikings.

Determinado dia Brendon conhece Aidan, um frei que tem como missão terminar de escrever um livro muito misterioso que levará paz a todas as pessoas que o lerem. Aidan pede a ajuda de Brandon para continuar escrevendo o livro e devido a isso, o garoto conhece Aisling, um espírito da floresta em forma de garota lobo.

Aisling e Brendon enfrentam vários perigos, incluindo uma serpente maligna gigante, para concluírem sua missão e terminarem o livro. Não vou escrever mais sobre a história, se não vou contar o fim do filme, que quero, claro, que você assista.

O interessante da história é que o livro a que ela se refere, é o “Book of Kells“, uma espécie de manuscrito da Bíblia que é protegido pelo Tesouro Nacional Irlandês e fica, olhem só, aqui em Dublin, na Biblioteca Nacional, dentro do Trinity College.

Inclusive, existe uma exposição chamada “The Book of Kells” na biblioteca da faculdade, onde é permitido, além de conhecer toda a história, ver o manuscrito original.

O livro traz os 4 primeiros evangelhos do Novo Testamento contados sob uma nova ótica, recheadas de gravuras e ilustrações que beiram a perfeição. A riqueza de detalhes, cores e tabelas do “Livro de Kells” faz ele ser o tesouro nacional mais importante da Irlanda.

Vou visitar a exposição o quanto antes ( ) sim ou ( ) com certeza?

Assista online: http://migre.me/dDbkb

Anúncios

Um comentário sobre “The Secret of Kells

  1. Pingback: O livro the Kells e Brian Boru: visita à biblioteca do Trinity College | Livin' La Vida…Rick!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s