Belfast – Peace Wall

Belfast é uma cidade fantástica, como vocês puderam ver nos outros posts e que me ensinou muitas coisas novas. Mas algo em especial me marcou na cidade, o Peace Wall.

O Peace Wall é um ENORME muro, construído no ano de 1969, bem no começo dos conflitos religiosos em Belfast e que tem por objetivo separar protestantes de católicos. Ele corta os principais bairros católicos e protestantes da cidade e chama “Peace Wall” porque, teoricamente, impede que ataques gratuitos aconteçam entre os dois lados.

Eu já cheguei em Belfast querendo conhecer o muro, mas ele não estava no mapa. Precisei pedir informação a um irlandês que, muito prestativo, me disse o caminho para chegar lá e até me mostrou no mapa. Achei engraçado que algo tão importante não estive marcado no mapa, mas depois pensei: quem é que tem orgulho de mostrar uma coisa dessas?

Ninguém.

As marcas da intolerância
As marcas da intolerância

O muro não representa paz alguma e sim guerra. O clima perto do muro é pesado, é como se algo ali sugasse as suas energias rapidamente. É possível sentir o peso que esse povo carregou por tanto tempo e que, infelizmente, ainda carrega.

Não existe paz na divisão. Não existe paz quando você precisa erguer um muro intransponível para separar aqueles que, se estiverem juntos, vão tentar se matar.

"Peace" Wall
“Peace” Wall

Hoje o muro não tem mais a função oficial de separar, pois foi “inviabilizado” em 1998, mas até hoje ele separa, porque afinal, não foi derrubado. Todos os dias, pela manhã, os portões são abertos e permitem o acesso de uma lado a outro, mas no fim da tarde, eles tornam a ser fechados.

Triste, muito triste.

Essa visita só me fez refletir um pouco mais sobre o Brasil. Por mais que ainda tenhamos uma ENORME intolerância religiosa, que a maioria ainda não aceita as diferenças dos outros, que tenhamos homofóbicos e preconceituosos presidindo uma Câmara de Direitos Humanos, que tenhamos violência contra mulheres, gays e negros, nós não temos um muro que nos separa.

Brasil, um país de todos.

Anúncios

2 comentários sobre “Belfast – Peace Wall

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s