Dublin Bus

Existem 3 tipos de transportes públicos em Dublin, o LUAS (1), que é uma espécia de trem bala terrestre que cruza boa parte da cidade, mas que só tem duas linhas – uma vai e outra volta. O DART (2), que é um trem convencional que faz um caminho periférico na cidade e também liga várias outras cidades da Irlanda e o Dublin Bus (3), que é serviço de ônibus local de Dublin.

Dublin Bus
Dublin Bus

Os ônibus do Dublin Bus são os mesmos double decker de Londres, só que ao invés de vermelhos, eles são amarelos com detalhes azuis. Andar de Dublin Bus é bem fácil, você só precisa saber qual linha faz a região da sua casa, ir até a estação mais próxima e fazer sua viagem. É bem parecido com o Brasil, só que NÃO com algumas peculiaridades bem interessantes:

– Por exemplo, na parte de cima do ônibus, não é permitido fazer a viagem em pé. Todos os passageiros vão bem sentadinhos e confortáveis nos bancos estofados do ônibus.

– Aqui não existe uma tarifa fixa e sim uma tarifa variável, você pode pagar de E 1,60 a E 2,80 para andar, depende de onde você vai. Quanto mais longe, mais caro.

– Existem alguns cartões de uso que facilitam a viagem, já que os ônibus só aceitam moedas como pagamento. Um deles é o Leap Card, que é um cartão pré-pago, carregado em euro, que pode ser usado nos 3 transportes públicos da cidade e tem também os próprios cartões da Dublin Bus. Um dos melhores planos de cartões pré-pagos da Dublin Bus é o de 30 dias NÃO consecutivos de uso dos ônibus, ou seja, não importa se eu fizer 2, 3 ou 12 viagens por dia, eu estou pagando por dia de uso e não por viagem.

– Na maioria das estações de ônibus tem uma tela de LED informando o tempo aproximado de espera até seu ônibus chegar ali, assim ninguém fica horas esperando.

– Os motoristas são sempre muito solícitos e estão sempre sintonizados em uma rádio boa.

O único “problema” do Dublin Bus é que ele encerra as atividades cedo. O último ônibus sai do terminal as 23h30, horário que muito gente ainda está nas ruas, principalmente aos finais de semana. Pra resolver esse problema, a Dublin Bus disponibiliza, aos finais de semana, o “Nitelink“, mas isso é assunto para um outro post.

Anúncios

2 comentários sobre “Dublin Bus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s