As portas de Dublin

Dublin é uma cidade linda, cheia de bom lugares para se visitar, boas coisas para se fazer e com uma arquitetura fantástica, cheia de detalhes. Um desses detalhes, que deixam a cidade ainda mais linda, são as suas portas. Tão lindas e tão diferentes do Brasil, elas me ganharam logo no primeiro dia.

Sim, estou falando das portas das casas. Aqui, diferente do Brasil, não existem muros altos e grandes grades cercando as casas, geralmente a porta da casa fica bem acessível à rua e a maioria delas é colorida.

Já vi portas azuis, amarelas, verdes, roxas, vermelhas, brancas, cinzas, rosas e pretas.

Portas de Dublin

Portas de Dublin

Existem duas lendas irlandesas a respeito das portas coloridas da cidade:

A primeira diz que quando o príncipe Albert faleceu, a Rainha Vitória mandou todos pintarem as portas da cidade de preto em sinal de luto e um irish rebelde resolveu não obedecer e na madrugada, saiu pintando todas as portas da vizinha de colorido.

A outra lenda refere-se as esposas de irlandeses beberrões, que cansadas de verem seus maridos errarem de casa, resolveram pintar suas portas de cores diferentes para facilitarem a entrada do amado.

Se as lendas são verdades ou não, não sei, mas sei que a arquitetura de boa parte de Dublin segue o estilo Georgiano, que impõe certas regras a construção das casas. Por isso as casas são todas parecidas, ou iguais e coladas umas nas outras. Para diferenciar, pintaram-se as portas de diversas cores e isso se tornou uma parte da cultura local.

Se um dia você vir a Dublin, você vai se apaixonar pelas portas da cidade.

Anúncios

Um comentário sobre “As portas de Dublin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s