Todo dia eu “me perco” em Dublin. De certo modo aqui me lembra Bauru, porque praticamente de qualquer lugar é possível voltar para o centro e do centro, ir pra casa.
Ontem, saindo da escola, resolvi seguir reto e conhecer mais a cidade – na verdade eu estava procurando a estação do ônibus – e no meio do caminho, me deparei com o “The National Wax Museum” e resolvi entrar para ver, só para ver. Não ia fazer a visita ao museu. Só ia ver, como quem não quer nada.

Entrei e fui atendido por um casal irish muito simpático que me convenceu a fazer o passeio pelo museu, me oferecendo o desconto de estudante, mesmo sem carteirinha. Paguei E 10,00 e comecei o tour. O museu retrata a história da Irlanda em vários momentos, desde a mitologia celta e os vikings, as guerras e rebeliões mais importantes.
Na primeira sala, era possível conhecer os rostos dos mais famosos escritores irlandeses – não tinha o C.S. Lewis e eu fiquei #chatiadu.

Tinham também várias salinhas retratando acontecimentos importantes na história do povo irlandês, como o “Faming”, a revolução, a Grande Guerra Civil e alguns outros.



Em todas as salas, bem do lado da porta, tem um botão verde, que quando você aperta as caixas de som começar a falar exatamente a história que aquela cena representa. É muito bom para treinar o listening e para aprender sobre a história da Irlanda.
Uma das salas que mais me chamou a atenção, foi a sala de mitologia irlandesa. Nela foi possível conhecer várias lendas do povo irlandês e como elas ainda influenciam esse povo. Achei interessante também a semelhança de algumas lendas com histórias como “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”. Se não sabem, o Tolkien não era irish, mas era um grande amigo do C.S. Lewis, que era. Juntos, bebendo em pubs, eles escreveram suas histórias, que são carregadas de significados celtas.


Também tem uma parte do museu dedicada a histórias de horror, com bonecos de cera que gritam, urram e se mexem! Nessa sala, temos a figura do Drácula, que pra quem não sabe, foi escrito pelo autor irlandês Bram Stroker, em 1897.

O museu também um espaço dedicado as crianças, com várias estátuas referentes a contos infantis e também coisas da atualidade, como Harry Potter. E claro, não podia perder essa chance de tirar uma foto.

O passeio termina com o hall da fama composto por importantes celebridades, artistas e atletas irlandeses e também do mundo. É nesse finalzinho que vemos as estátuas de cera de Madonna, Michael Jackson, Elvis Presley, Tina Tunner entre outros.

Um comentário sobre “The National Wax Museum (Museu de Cera)”