Hoje amanheceu frio e chovendo, com cara de “fique em casa”, mas mesmo assim eu mantive a ideia de ir ao centro resolver minha vida burocrática. Peguei minhas luvas, meu gorro, meu jalecão e fui. Minha primeira missão era resolver o lance do PPS.
O PPS (Personal Public Service) é um número de documento, bem similar ao CPF que temos no Brasil, mas que também é usado para o registro de funcionários nas empresas. É através do número do PPS que as empresas pagam os devidos impostos ao governo e mantém os trabalhadores legalmente. Resumindo, pra trabalhar na Irlanda, precisa ter PPS.
Ontem, o Steve me entregou todos os documentos que eu precisava para me registrar: uma carta dele informando que eu moro aqui e uma cópia de uma conta da casa. Com eles e meu passaporte, fui ao escritório, que fica bem no centro.
Cheguei lá e me senti literalmente em casa, só tinha brasileiro. BRINKS. Devia ter um ou outro europeu ou latino, mas em sua maioria, brasileiros.

Fui até o guichê, mostrei os documentos e peguei a minha senha. Quando sentei e olhei o painel de senhas, estava na 30 e eu era 76. Vi que iria demorar pra caramba e então resolvi colocar meus foninhos, ouvir P!nk e esperar. Nisso, sentou um rapaz com cara de gringo do meu lado e me perguntou, em inglês, qual era a minha senha, respondi e começamos a conversar. No meio do papo, ele me fala que é do Brasil e ai pronto, acabou a conversa em inglês. Foi o primeiro brasileiro que conheci, se chama Gabriel, é carioca da gema e assim como eu, quer distância de brasileiros.
Quando enfim chegou a minha vez, fui até o guichê e fui atendido por um irish muito simpático que me deu um formulário para preencher, recolheu meus documentos, minha foto e assinatura e disse que em uma semana meu número de PPS chegaria em casa.
Simples assim! Agora estou devidamente registrado para trabalho na Irlanda.
Ps: do lado dele, colado na parede, tinha uma folha sulfite com várias frases básicas em vários idiomas. O engraçado era que estava escrito da forma como eles pronunciam, por exemplo: tchau estava escrito “chow”. Achei bacana!
2 comentários sobre “Tirando o PPS”