Graças ao Facebook, tenho mantido contato com algumas pessoas que também irão pra Dublin em 2013. Uma dessas pessoas, a Camilla, também tem cidadania européia – espanhola – e foi um pouco mais esperta do que eu. Ela solicitou direto à Embaixada da Irlanda, que fica em Brasília, informações oficiais sobre a residência de pessoas com nacionalidade européia por lá.
De tudo que ela me falou, a grande novidade foi que, mesmo sendo europeu, eu não estou totalmente livre da comprovação dos E 3.000,00.
É, eu também choquei. Afinal, eu não tenho nem 3 mil ~dilmas~, quem dirá 3 mil euros.
Segundo a Embaixada, caso o cidadão europeu tenha planos de permanecer na Irlanda entre 3 meses e um ano, ou por um período mais longo será necessário que ele atenda a algumas exigências, em um processo de registro adicional para solicitar permanência de longo prazo no país.
Para o cidadão portador de passaporte europeu permanecer no país, é necessário comprovar:
. que esteja empregado ou;
. que tenha fundos suficientes e plano de saúde para garantir que não será um peso nos serviços sociais da Irlanda ou;
. que esteja matriculado como estudante e tenha meios financeiros para se manter ou;
. que tenha um membro da família que seja cidadão europeu, em uma das categorias acima.
Resumindo, precisarei conseguir um trabalho registrado em, no máximo, 3 meses. Só assim, me livro dessa comprovação financeira.
No caso de outras nacionalidades fora da UE – incluindo brasileiros – a comprovação dos E 3.000,00 é obrigatória, mesmo empregado.
Tá fácil pra ninguém, Brazewl!